HomeDestaquesA Romaria de Portugal

Sejam bem-vindos a Lamego!

São já decorridos alguns dias da Maior Romaria de Portugal, em Honra de NOSSA SENHORA dos REMÉDIOS! À cidade têm chegado muitos Forasteiros, Turistas, Emigrantes e Lamecenses espalhados pelos quatro cantos de Portugal e do Mundo! Não é de estranhar todo este movimento que, desde um passado já distante, transforma Lamego num lugar obrigatório de visita!

Tendo como pano de fundo um cenário inigualável, formado pelo Santuário e escadório, o maior movimento concentra-se e desenrola-se na sala de visitas, onde se pode encontrar todo o tipo de stands e divertimentos. Por ali se podem visualizar/saborear uma variedade imensa de produtos, capazes de satisfazer todos os desejos.

Se nos dias já passados tem havido as mais variadas manifestações sociais, culturais, musicais, desportivas… e Encontros de Gerações, sem esquecer a Novena Preparatória, a partir de agora com a aproximação do dia de Nossa Senhora, a azáfama vai ser ainda maior. Terão lugar os eventos mais apreciados e esperados pelos Romeiros, como o Cortejo Etnográfico, Marcha Luminosa e Batalha de Flores.

Mas, o momento mais esperado acontece no dia 8, o verdadeiro motivo que traz a Lamego muitos milhares de Visitantes! Será a Majestosa Procissão de Triunfo, em que a PADROEIRA visita a sua cidade e em cortejo percorre as principais artérias da velha urbe! Quem vem pela primeira vez fica rendido ao que os seus olhos observam! Quem já conhece volta de novo para viver o clima festivo, numa cidade cheia de história, capital cultural do Douro, Património da Humanidade!

A festa pode contar com os mais conceituados artistas nacionais, mas aquilo que verdadeiramente move as Pessoas é, sem dúvida, a SENHORA dos REMÉDIOS! Todos esperam pelo dia 8 para manifestar a dimensão da sua Fé e cada um a seu modo cumprir um ritual que se vai transmitindo de geração em geração… E não deixam de visitar o Santuário, lugar sagrado, onde os Peregrinos/Romeiros LHE agradecem ou pedem uma súplica num qualquer momento aflitivo da sua vida!…  

Neste dia são dezenas, centenas, de milhar de Peregrinos e Visitantes que invadem a cidade, ávidos de assistir à maior manifestação de religiosidade em homenagem a NOSSA SENHORA dos REMÉDIOS, Padroeira da cidade de Lamego!

Lamego espera por TODOS e a TODOS recebe com hospitalidade!

Sejam Bem Vindos a Lamego à Maior Romaria de Portugal!


João Duarte Rebelo “Festa”, in Voz de Lamego, Ano 93/40, n.º 4720, de 6 de setembro de 2023

Deixe um comentário