HomeCrónicasO Êxodo e o 25 de abril
CrónicasReligião

O Êxodo e o 25 de abril

O 25 de abril é uma data de extrema importância para Portugal, pois marca a Revolução dos Cravos, um movimento que pôs fim a cinco décadas de ditadura. Esta revolução representou não apenas a conquista da liberdade política, mas também o início de uma era de democracia e direitos civis.

Se relacionarmos o 25 de abril com a saída dos hebreus do Egito, podemos encontrar paralelos interessantes. Assim como os portugueses conquistaram a liberdade política e se libertaram de um regime opressivo, os hebreus também buscaram a sua liberdade do jugo egípcio. Ambas as situações representam a luta pela liberdade, pela autodeterminação e pelo direito de viver em condições de dignidade e justiça.

Além disso, assim como os hebreus tiveram que enfrentar desafios e obstáculos na sua jornada para a liberdade, os portugueses também enfrentaram adversidades durante e após a Revolução dos Cravos. A transição para a democracia foi um processo complexo e exigiu o empenho de toda a sociedade portuguesa.

Portanto, tanto o 25 de abril quanto a saída dos hebreus do Egito fazem-nos lembrar da importância da luta pela liberdade, da resistência contra a opressão e da esperança por um futuro melhor. Estes eventos históricos são testemunhos do poder da determinação humana e da capacidade de mudança e transformação, sempre com a ajuda de Deus.

Iara Madureira, in Voz de Lamego, ano 94/24, n.º 4752, de 1 de maio 2024.

Deixe um comentário