HomeCrónicasNo rescaldo das Festas dos Remédios
Crónicas

No rescaldo das Festas dos Remédios

Terminadas as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, Lamego vai voltar à sua condição de cidade do interior…, bonita, histórica e monumental! Mas foi, sem dúvida, durante largos dias uma cidade “cosmopolita” onde os Forasteiros puderam usufruir da hospitalidade e outros atributos que nos são genuínos e inerentes à nossa interioridade.

Tudo se ficou a dever à devoção a NOSSA SENHORA dos REMÉDIOS, que recolhida no seu magnífico Santuário, desde há séculos, chama à cidade um mar imenso de GENTE! Depois de um programa previamente anunciado para desfrute da população, a festividade decorreu ao longo de 17 dias. Para todos os gostos, há espetáculos profanos e também Religiosos, nos quais os cidadãos participam de acordo com as suas preferências e devoção…

Como Lamecense, vivo e sinto as Festas da minha cidade. Discretamente, mas atento ao que as mesmas nos trazem de originalidade, para melhor, ou pior! Assim aconteceu este ano em que numa rotina habitual me dei conta de diversas situações… indesejáveis! Não, não basta traçar planos numa secretária de um qualquer gabinete. É preciso conhecer, saber, estar atento e alterar se necessário for…

Ninguém é dono exclusivo da verdade, mas aquilo que nos foi dado ver, em certos aspetos, não abona a favor da qualidade e futuro das nossas festas. Sem mencionar pormenores, refiro a mobilidade automóvel e parqueamento dos mesmos. Hoje o automóvel é imprescindível nas nossas vidas e sem uma informação adequada e atempada, nestas circunstâncias, tudo se complica…

Porque não se deixa totalmente livre o acesso ao Escadório Monumental?… E uma melhor disposição dos pavilhões, no lugar da feira, traria benefícios e muito mais dignidade. Se queremos ser, e somos, a maior Romaria de Portugal, há necessidade de investir a cada ano, mais e melhor!

Atualmente, parece que a cidade se resume ao centro histórico da Av. Dr. Alfredo Sousa e pouco mais. Mas há necessidade de levar a animação, pelos Grupos de Bombos e Bandas Musicais, durante os dias programados da Romaria, pelas ruas da cidade, para que todos se sintam irmanados na mesma corrente de folia e Devoção. 

Outros Lamecenses haverá que farão outras observações. Aqui e agora deixo a minha análise muito simplificada e despretensiosa, do que julgo dever ser melhorado em anos futuros… 

Uma referência especial à grandiosa PROCISSÃO de TRIUNFO. Um cortejo ansiosamente esperado e sempre belo, que percorre as ruas da nossa cidade. Elogiado no seu todo, é o andor de NOSSA SENHORA dos REMÉDIOS que se destaca, pela sua simplicidade e beleza. Afinal é a NOSSA MÃE espiritual que desce à cidade no dia da sua natividade! E a sua linda imagem só pode ser aclamada pela multidão que, de muito longe, ou de perto, LHE agradece ou pede bênçãos para as suas vidas. É dessa forma que manifestamos a nossa Fé e Devoção, para com a PADROEIRA de LAMEGO! Um legado dos nossos antepassados, que os presentes lhe dão continuidade! A Procissão ia linda, mas precisa de uma “afinação” em alguns setores…! 

Que as Autoridades responsáveis pela Festas façam o seu “estudo”, tendente a que os factos menos conseguidos sejam “corrigidos”. Por aqui me fico, na certeza que as Festas de NOSSA SENHORA dos REMÉDIOS continuam a ser a “Joia da coroa” do nosso património cultural e religioso, o qual devemos respeitar e tornar cada vez mais belo e apetecido!

Que Nossa Senhora dos Remédios nos abençoe a todos!


João Festa, in Voz de Lamego, Ano 93/41, n.º 4721, de 13 de setembro de 2023

Deixe um comentário