HomeCulturaO papel da literatura na educação
CulturaEducaçãoReligião

O papel da literatura na educação

Esta é a carta do Papa Francisco sobre a importância da literatura na edução. Inicialmente, o Papa tinha como propósito escrever sobre o papel da literatura na educação sacerdotal. Com efeito, clássicos ou escritores contemporâneos poderão ser uma riquíssima oportunidade para descobrir-se os sonhos e as lágrimas dos outros, pois os autores conseguem colocar-nos em diversas situações a que nunca teríamos acesso, senão pela criatividade, imaginação e escrita dos autores, com vivências diferentes e, muitas vezes, distantes das nossas.

“O coração procura mais e, na literatura, cada um encontra o seu próprio caminho”. Com efeito, sublinha o Papa, “a literatura inspira-se na quotidianidade vivida, suas paixões e acontecimentos reais, como ‘a ação, o trabalho, o amor, a morte e todas as pobres coisas que enchem a vida’”.

O santo Padre parte da sua experiência, mas certo de que “cada um encontrará os livros que falarão à sua própria vida e que se tornarão verdadeiros companheiros de viagem”.

A literatura faz-nos vislumbrar o mistério da vida, mas também o mistério de Deus, através dos acontecimentos reais, concretos e criativamente colocados na escrita. Da realidade, a nossa mente é despertada para contemplar o invisível. Na vida dos homens, a vida de Jesus. Na carne de Jesus, o mistério do sofrimento, mas também o mistério do amor de Deus e da Sua misericórdia infinita.

Uma carta que se lê de uma assentada, num discurso coloquial, simples, acessível e que nos desafia a regressar aos livros, aos romances, à poesia. O olhar a vida pelos olhos dos outros, através da literatura, facilita colocar-nos no lugar dos outros, compreendê-los e, nessa medida, mover-nos empaticamente para eles.

Autor: Papa Francisco

Título: O Papel da Literatura na Criação

Editora: Paulinas Editora

Ano: 2024

Páginas: 40

Deixe um comentário