No caminho para o grande Jubileu 2025, o Papa propôs dois anos de especial preparação, o de 2023, dedicado à redescoberta do Vaticano II, sobretudo das constituições dogmáticas, e o de 2024, dedicado à oração.
Em Portugal, estivemos focados na preparação e vivência da Jornada Mundial da Juventude. Este foco fez com que este ano passasse um pouco à margem. Porém, as Paulinas Editora resgatam os documentos elaborados sob a chancela do Dicastério para a Evangelização.
“O Vaticano II foi o acontecimento fulcral da história recente da Igreja, momento necessário de renovação da sua autocompreensão que a habilitou poderosamente para o anúncio da Boa-Nova a um mundo crescentemente distante da fé. Em jeito de preparação para o Jubileu de 2025, o Papa convidou os fiéis a revisitar os quatro principais documentos produzidos pelos padres conciliares, textos atravessados pelo Espírito e que ainda hoje irrigam a Igreja. O presente volume — parte de uma série mais extensa preparada pelo Dicastério para a Evangelização — reúne um conjunto de reflexões em torno de alguns dos conceitos-chave da Dei Verbum, a constituição dedicada à Palavra de Deus: Revelação, Tradição, inspiração e Sagradas Escrituras”.
Várias acentuações, vários autores: “História e significado do Concílio para a Igreja”, por Elio Guerriero; “A revelação como Palavra de Deus” e “A tradição”, por Rino Fisichella; “A inspiração” por António Pitta, e “A Sagrada Escritura na vida da Igreja”, por Marco Cardinali.
Os textos ajudam-se a revisitar a Dei Verbum, como surgiu, o tempo que demorou, as achegas e alterações, o caminho que antecedeu e os passos que foram dados depois do concílio até à atualidade e como este importante documento ajudou a valorizar a Palavra de Deus, presente na Bíblia e na Tradição.
Autores: Dicastério para a Evangelização. Vários Autores
Título: O Vaticano II Hoje. A Palavra de Deus.
Subtítulo: Redescobrir a Dei Verbum
Editora: Paulinas Editora
Ano: 2024
Páginas: 184