Os acidentes de trabalho e as doenças profissionais preocupam cada vez mais as empresas e as instituições. Só no último ano, foram registados 417 acidentes de trabalho graves e 114 acidentes de trabalho mortais no nosso país, números que obrigam empregadores e trabalhadores a cumprir as leis e regras em vigor em matéria laboral.
Neste sentido, o Município de Lamego, em colaboração com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), promoveu esta quarta-feira, 14 de maio, uma ação de sensibilização sobre Segurança e Saúde em Obra. O objetivo foi promover a melhoria das condições de trabalho e divulgar as políticas de prevenção de riscos profissionais, sobretudo no setor da construção civil, atividade onde se verificam mais ocorrências graves.
No início da Sessão de Abertura, o Presidente da Câmara Municipal afirmou que esperava que resultassem, deste encontro, algumas propostas para reduzir o risco de ocorrência de acidentes laborais, em obras públicas e privadas. “A importância do cumprimento do normativo existente em matéria laboral é muito importante. Este trabalho exige muita persistência e sentido de responsabilidade, pelo que a segurança deve ser preparada antecipadamente com toda a precaução. Como autarca, a minha preocupação é evitar que as coisas corram mal”, explica Francisco Lopes.
A ação de sensibilização sobre Segurança e Saúde em Obra foi muito participada pelos serviços municipais, empreiteiros e fornecedores locais. As obrigações legais dos intervenientes em estaleiro e os princípios fundamentais da prevenção de riscos no setor da construção foram os principais tópicos abordados por Aurora Sousa e José Pinto, do ACT.
Ricardo Pereira, in Voz de Lamego, ano 95/27, n.º 4804, de 21 de maio 2025