HomeEducaçãoPromessas dos Escuteiros da Mêda
EducaçãoPessoas

Promessas dos Escuteiros da Mêda

O Agrupamento 1340 – Mêda, do Corpo Nacional de Escutas, realizou na Eucaristia Vespertina deste sábado, 1 de março, a sua cerimónia oficial das Promessas.

Assim, a missa das 18h30 da igreja matriz de São Bento da Mêda, encheu-se de pais, padrinhos, familiares, amigos e convidados para acolher uma cerimónia especial que costuma acontecer anualmente em todos os grupos de escuteiros, tornando-se num especial dia de festa, com 11 elementos a realizarem a sua investidura pela primeira vez, ou renovando a sua promessa.

Tivemos a investidura de um novo Dirigente, quatro Lobitos, três Exploradores e três Caminheiros, que perante todos, fizeram o seguinte juramento:

“Prometo pela minha Honra e com a Graça de Deus, fazer todos os possíveis por:

Cumprir os meus deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria;

Auxiliar os semelhantes em todas as circunstâncias;

Obedecer à lei do escuta”.

o Escuteiro assume-o com a consciência de que se está a responsabilizar (Pela minha Honra), e de que Deus o acompanha no seu esforço (e com a Graça de Deus). Resumindo, é neste momento que as crianças e jovens, ao realizarem a sua Cerimónia de Compromisso, vulgarmente chamada de “Promessas”, assumem um compromisso solene e perpétuo no qual o novo Escuteiro se compromete e predispõe à Solidariedade, ao Serviço e à dedicação ao próximo.

A cerimónia foi presidida pelo Assistente Regional, Padre Fernando Artur Mergulhão, pelo Assistente de Agrupamento, Padre Basílio Assunção Firmino e Pelo Padre João, contando ainda com a presença da Chefe Regional, Andrea Mota, que testemunhou e realizou a investidura do novo Dirigente, Chefe Rui Tina Neto. Estiveram ainda presentes, a convite do Agrupamento, outras entidades, com especial destaque para o sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal da Mêda e o Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Mêda, Outeiro de Gatos e Fonte Longa.

O dia terminou com um jantar oferecido pela Câmara Municipal da Mêda, para toda a Comunidade Escutista. No final houve ainda lugar aos devidos agradecimentos, primeiro pelo Chefe de Agrupamento, Padre Basílio da Assunção Firmino, que fez questão de agradecer a todos os presentes, em especial aos pais dos jovens Escuteiros pela forma como têm ajudado a manter o espírito escutista, e apelando para a vontade de expansão do movimento pelo concelho. Para o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Mêda, que encerrou o jantar, foi o momento de lembrar a importância que o movimento representa na nossa sociedade, refere que o “escutismo é uma escola de vida, inspirada em Baden Powel, que acompanha os jovens ao longo da vida transmitindo-lhes um conjunto de valores que depois lhes cabe a eles ir praticando esse percurso”, e numa palavra de agradecimento a todos os presentes, fez questão também de agradecer a todos os pais a dedicação que demonstram a esta causa, lembrando que sem a ajuda deles esta caminhada seria bem mais difícil.

Os Escuteiros fazem parte do associativismo juvenil do concelho, um movimento que foi criado por Robert Baden Powell, em 1907, com o intuito de levar os jovens para a vida ao ar livre e prepará-los para a vida.


Chefe Rui Tina, in Voz de Lamego, ano 95/16, n.º 4793, de 5 de março de 2025

Deixe um comentário