Vitória da equipa que melhor se adaptou ao terreno
Numa tarde fria e chuvosa, teve lugar nos Remédios, este domingo, o dérbi regional entre duas cidades vizinhas e amigas, que disputam o escalão mais baixo do futebol distrital. Perante duas equipas com a mesma ambição, subir à Divisão de Honra, os adeptos das duas formações compareceram em bom número.
Num relvado encharcado devido à chuva que tem caído durante a semana, os atletas sentiram dificuldades no equilíbrio e na condução da bola. Foram notórias, durante toda a partida, as escorregadelas que se verificaram em ambos os conjuntos.
Desde o início se notou que as equipas se equilibravam nos processos de jogo. Mas devido às condições do terreno, todos os cuidados eram poucos. Nesse sentido o Tarouca foi feliz, aos 30 min. em que um atleta lamecense na tentativa de aliviar a bola, bateu mal e enganou o seu guarda redes, fazendo o 0-1.
O SC Lamego tentou sempre alterar o resultado, mas não foi capaz. Apesar disso notava-se que o Tarouquense se adaptava melhor ao terreno, desenvolvendo um futebol mais prático e em profundidade.
Na segunda metade a atitude e comportamento das equipas voltou a ser o mesmo, mas mais uma vez foi feliz o conjunto de Tarouca. Numa escapadela de um avançado, este foi derrubado dentro da área aos 17 min. Assinalada a respectiva grande penalidade, elevou o marcador para 0-2.
A arbitragem cumpriu a missão, acompanhando os lances de perto e, tirando um ou outro pormenor, merece nota positiva. O jogo, apesar das dificuldades do terreno, foi correcto, pese embora algumas “contendas” nos minutos finais, fruto do nervosismo e “cansaço” de alguns atletas.
Parabéns aos adeptos de Lamego e Tarouca, pelo comportamento durante o jogo, e no final souberam aceitar o resultado, sem provocações.
Na classificação actual, o Tarouquense é 1º classificado com 36 pontos em 16 jogos, enquanto o SC Lamego está em 4º, com 28 pontos em 14 jogos.
João Duarte Rebelo “Festa”, in Voz de Lamego, ano 95/11, n.º 4788, de 29 de janeiro de 2025