Depois de um interregno de três anos, por vicissitudes várias, foi agora editado mais um livro do escritor Isaac Reis Proença com o título de “Castanheiro do Ouro – Ontem e Hoje”.
Este belíssimo trabalho em jeito de monografia, retrata com exaustão a história do núcleo populacional mais recente da freguesia de Tarouca. Atento a esta mutação da sociedade, o Senhor Isaac, depois de um longo período de inventariação e investigação, resolve dar a conhecer a história do Castanheiro do Ouro.
O livro é dividido em três partes.
A primeiro é relacionada com a edificação da novíssima ermida edificada na povoação.
Descreve ainda pormenores da vida e das virtudes de Santa Apolónia, padroeira do Castanheiro do Ouro a quem a capela é dedicada.
O segundo capítulo dá a conhecer o Castanheiro do Ouro há 150 anos atrás e o que é hoje, bem como as suas potencialidades.
A terceira parte revela as aspirações dos Castanheirenses para a construção de uma capela. Este sonho com cerca de 50 anos foi tornado realidade no domingo dia 27 de julho deste ano de 2025, ano em que se comemora o ano jubilar.
A bela cerimónia de apresentação do livro decorreu no passado sábado dia 23 de agosto na casa do Paço em Dalvares.
O secular salão nobre, daquele antigo edifício foi o palco escolhido para o escritor Isaac Reis Proença, membro efetivo da Associação Portuguesa de Escritores, dar a conhecer este seu último trabalho.
Foram muitos os convidados que compareceram, num número aproximado de 80 pessoas, para assistir a uma cerimónia bem delineada e muito bem conduzida pela jovem Daniela Correia.
A mesa de honra foi presidida pelo Vice-presidente da autarquia Tarouquense, Dr. José Damião de Melo, e partilhada pela Vereadora Dra. Susana Gouveia, pelo Presidente da União de Freguesias de Tarouca e Dalvares, Rui Raimundo, pelo autor desta crónica, Carlos Manuel Albuquerque Pereira e pelo ilustre autor do livro em questão, Isaac Reis Proença.
Perante a assistência presente foram dados a conhecer alguns pormenores do livro “Castanheiro do Ouro – Ontem e Hoje”. Todas as intervenções foram unanimes em afirmar o valor cultural e histórico da obra, agora editada, que muito vem enriquecer a cultura da povoação do Castanheiro do Ouro e a sua afirmação.
Castanheiro do Ouro, atualmente, faz parte da União de Freguesias de Tarouca e Dalvares, juntamente com outras povoações.
Nas últimas sete dezenas de anos este lugar desenvolveu-se muito e ganhou dinamismo na habitação, comércio, serviços e indústria.
Neste ano jubilar é, sem dúvida alguma, para o Castanheiro do Ouro um ano que ficará na memória de todos os seus habitantes de ontem e de hoje.
Mas curiosamente o Castanheiro do Ouro é ainda um outro lugar bastante importante e dinâmico nunca devidamente valorizado que é o local onde se radicaram 11 literatos, os quais o Senhor Isaac Proença vem divulgar. Recentemente mais uma autora se junta a este número elevando para 12 o seu número.
Serão mais de 170 os títulos datados desta localidade. Só da lavra do Senhor Isaac são mais de duas dezenas, além de outras participações em antologias com dados relevantes sobre a nossa história local, regional e nacional.
O livro “Castanheiro do Ouro – Ontem e Hoje” da autoria do senhor Isaac Reis Proença retrata a realidade e a história deste local. Felicito, assim, vivamente o autor por mais este belo e singular trabalho que muito vem enriquecer estas terras do Barosa e não só.
Carlos Albuquerque, in Voz de Lamego, ano 95/40, n.º 4817, de 3 de setembro de 2025