HomePessoas33.º Aniversário da Liga dos Amigos do Hospital
PessoasSaúde

33.º Aniversário da Liga dos Amigos do Hospital

No passado dia 24 de maio, a Liga dos Amigos do Hospital de Lamego (LAHL) promoveu e realizou, no Teatro Ribeiro Conceição, um Concerto Solidário, evento comemorativo da passagem do 33º aniversário da sua existência.

Este espetáculo, menos diversificado do que vem sendo hábito, teve a animação do grupo “ALVIM E OS SEUS ESQUILOS” (Padre MARCOS ALVIM, JOSÉ PEDRO ADREGA, DAVID ADREGA e JOSÉ AZEVEDO) que, em momentos diferenciados, mostraram os seus dotes musicais e de entretenimento, agradando e conquistando todos os assistentes.

Com a sala cheia, de entidades locais, associados e muitos amigos, e a apresentação verdadeiramente profissional do Dr. RICARDO PEREIRA, o evento teve início com uma retrospetiva das principais atividades desenvolvidas pela LAHL no último ano, imagens das ações altruístas, voluntárias e solidárias que mais não pretenderam senão apelar à contribuição generosa de todos os presentes na prossecução deste desígnio comum de construir um mundo melhor.

Seguiu-se um momento de homenagem aos VOLUNTÁRIOS. O conjunto de mulheres e homens de BATA AMARELA que disponibilizam, generosamente, tempo, sorrisos, palavras amigas, compreensão, uma mão colaborativa, ou apenas um ouvido atento, em favor dos doentes/utentes do Hospital de Lamego, subiu ao palco para um mais do que justo reconhecimento e merecida ovação.

A Drª SOFIA TEIXEIRA, uma dessas voluntárias, fez uma pequena intervenção, para testemunhar “umas das experiências mais enriquecedoras da sua vida”. Referiu que “em cada dia que veste a bata amarela, recebe muito mais do que dá; cada encontro, cada gesto, cada palavra trocada com um doente, familiar ou com um profissional de saúde, é uma oportunidade nova de aprender, crescer e, acima de tudo, servir o próximo”. Terminou deixando um “convite a todos os que sentem vontade de ajudar, de retribuir, de fazer parte de algo maior: JUNTEM-SE A NÓS”.

Na sua intervenção, a Presidente da Direção da LAHL, D. JUDITE TEIXEIRA RODRIGUES, depois de agradecer a presença de todos e o contributo de pessoas, entidades, instituições e empresas que tornam possível essa vivência e entrega altruísta e generosa em favor dos doentes do Hospital de Lamego, centrou-se no VOLUNTARIADO. Começou por referir que “as expectativas que colocámos no progresso, na saúde, na tecnologia e nas possibilidades da globalização, revelaram-se desadequadas e é necessário criar programas afetivos que combatam a tristeza.”  Disse depois que “o voluntariado é um recurso poderoso e que quem faz voluntariado desenvolve capacidades de resiliência, de empatia e de espírito de equipa, essenciais para ultrapassar grandes crises”. Disse ainda que “a experiência do voluntariado enriquece e treina as dimensões da humanidade, do respeito pelo outro e, nesse sentido, afirma-se como uma escola de cidadania e de tolerância cada vez mais necessária”. Terminou com um apelo: “SEJA VOLUNTÁRIO CONNOSCO, DEDIQUE TEMPO AO QUE FAZ A SUA ALMA FELIZ”.

Interveio também o Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Eng. FRANCISCO LOPES, para “reconhecer e agradecer o trabalho desenvolvido pela Liga, muito especialmente pelos seus voluntários, em tarefas complementares às dos profissionais de saúde em favor dos doentes/utentes do nosso hospital”. Referiu também ter “um especial carinho pela Liga pelo seu empenhamento nos projetos comuns que foi possível desenvolver”. Dirigindo-se aos voluntários, referiu que o VOLUNTARIADO é um tema atual e que até as grandes empresas o apreciam e estimulam, seja em programas regulares, seja em abordagens pontuais, porque se considera que são as pequenas coisas (soft skills), que podem ajudar a melhorar as condições das pessoas e habilitá-las para um melhor desempenho, além de constituir também umapelo para outros o fazerem também.” Por fim, reforçou os agradecimentos à Liga e o orgulho pelo que esta representa para a comunidade e para o município.

No final deste Concerto Solidário, cantaram-se os parabéns à Liga dos Amigos do Hospital de Lamego, pelo seu 33º aniversário, partiu-se o bolo e foi servido um Espumante de Honra.       

 Reiteramos o pedido e o apelo já aqui deixados: “JUNTE-SE A NÓS! SEJA VOLUNTÁRIO CONNOSCO!”, porque só assim seremos capazes e fazer mais e melhor e dar voz efetiva ao nosso lema:

 “SERVIR, ANTES DE NÓS, AQUELES QUE SOFREM MAIS DO QUE NÓS”


Eduardo Seixas, in Voz de Lamego, ano 95/28, n.º 4805, de 28 de maio 2025

Deixe um comentário