HomeReligiãoVisita Pastoral e Crisma em Poço do Canto
Religião

Visita Pastoral e Crisma em Poço do Canto

Nos dias 4 e 5 de setembro de 2022, a Comunidade Paroquial de Nossa Senhora do Pranto de Poço do Canto, no concelho de Mêda, recebeu a Visita Pastoral do Senhor Bispo de Lamego, Sua Excelência Reverendíssima Dom António José da Rocha Couto. No sábado, o Senhor Bispo esteve reunido com os Jovens Crismandos aos quais deu a última catequese de preparação para o Crisma, que concluiu assim um ano de catequese e uma semana de intensas catequeses diárias sobre Jesus Cristo, Nossa Senhora, os Sacramentos e a Oração. 

Após este encontro do Senhor Bispo com os crismandos e todos os meninos e meninas da catequese e seus pais, houve a audiência do nosso Sucessor dos Apóstolos a todas as pessoas da comunidade paroquial que se quiseram associar no encontro.

Terminada essa audiência, houve ainda tempo para uma visita a uma das comunidades anexas do Poço do Canto, Vale do Porco, para uma degustação de um dos melhores néctares da região vitivinícola duriense em que nos encontramos: os vinhos de mesa do Douro e os vinhos aqui produzidos conhecidos como ‘Vinhos do Porto’. 

A tarde terminou com um jantar convívio, onde houve a partilha da refeição e do diálogo entre os paroquianos que prontamente se dispuseram para jantar com o Senhor Dom António.

No domingo, pela manhã, o Senhor Bispo foi recebido pela Comunidade Cristã de Poço do Canto junto da Porta da Igreja onde foi celebrada a Santa Eucaristia e o Sagrado Sacramento da Confirmação (Crisma). Na celebração, os dez jovens admitidos após o período de catequese receberam a unção com o Óleo (azeite) perfumado e consagrado, que nos reveste de Cristo – o Ungido de Deus pelo Espírito Santo – e nos fortalece para a missão de ser testemunhas de Jesus Cristo no serviço à Igreja e à Humanidade.

Terminada a celebração, o Senhor Bispo manifestou a sua gratidão pela forma carinhosa como foi recebido. O Pároco relembrou os 10 neo-confirmados que “o sacramento do Crisma não é o sacramento do pisga-te” e que esta comunidade paroquial e a Igreja conta com eles, com os seus sorrisos e criatividade, com a sua presença e colaboração, com o seu testemunho cristão no estilo de vida modelado pela forma de ser que Jesus nos mostrou e nos pediu para seguir. Foi-lhes ofertada pela paróquia, juntamente com o diploma do Crisma e o Crucifixo onde estão inscritos os dons do Espírito Santo, uma t-shirt das Jornadas Mundiais da Juventude e o desejo do Pároco de que este grupo seja uma espécie de ‘Povo Eleito’, por meio do qual chegue a outros jovens a vontade de conhecer melhor Jesus e em 2023 se encontrarem com o Santo Padre e milhares de jovens cristãos do mundo inteiro na cidade de Lisboa. O Pároco convidou os jovens a vestirem a t-shirt da JMJ para uma fotografia de grupo e a nunca a tirar antes de agosto de 2023: mesmo que a dispam do corpo não a dispam do pensamento e do coração.

A visita do nosso Bispo terminou com a oferta de alguns produtos alimentares que os paroquianos carinhosamente lhe quiseram presentear. Depois disto, o Senhor Bispo foi acolhido no seio da família de um dos jovens crismados para a partilha do almoço. 


João Miguel Pereira, in Voz de Lamego, ano 92/41, n.º 4672, 7 de setembro de 2022

Deixe um comentário