O Papa Francisco enviou, no passado sábado, uma mensagem aos jovens da Arquidiocese de Madrid que participam do “Madrid Live Meeting 2024”, em preparação ao Jubileu 2025 – Peregrinos de Esperança.
«Não se esqueçam de que um jovem que não cria movimento, um jovem que fica parado, é um idoso morto. Tende coragem e segui em frente. Movei-vos. E às vezes eu digo uma coisa que algumas pessoas não gostam: fazei barulho. Mas esse barulho construtivo que nasce dos ideais e, junto com eles, esse paradoxo de fazer barulho e dialogar com todos. Dialogai com os idosos, por favor, que são a sabedoria de um povo, ouçam-nos.”
Os jovens são o futuro, e por isso, são a esperança. É nos jovens que toda a sociedade deposita e deve depositar a sua confiança para que estes consigam mudar o mundo para melhor.
Numa mensagem do Santo Padre aos jovens da JMJ 24: «A solução para o cansaço, paradoxalmente, não é ficar parado para descansar. É, pelo contrário, pôr-se a caminho e tornar-se peregrino da esperança. Este é o convite que vos faço: caminhai na esperança! A esperança vence todo o cansaço, toda a crise e toda a ansiedade, dando-nos uma forte motivação para avançar, porque é um dom que recebemos do próprio Deus: Ele enche o nosso tempo de sentido, ilumina-nos o caminho, indica-nos a direção e a meta da vida».
O Papa anuncia o Jubileu de 2025 como um dom especial de graça da misericórdia de Deus, um ano que poderá ser transformador em cada coração.
Os mais desfavorecidos, os que sofrem, os que têm sede e fome, os que não têm paz… e tantos, tantos outros, precisam urgentemente que tomemos uma iniciativa. Se não conseguimos ir para a linha da frente, conseguimos ficar na retaguarda a dar apoio aos que estão na frente, conseguimos orar por todos, cada um de nós é uma peça fundamental neste caminho de esperança… os jovens precisam de sentir o nosso amor e fé nas suas capacidades, precisam que não desistamos deles. Cada jovem é um potencial causador de boas obras, não só agora, mas principalmente, no futuro, mas para crescer como bom cristão precisa de viver numa comunidade sã, e é aí que cada um de nós se torna numa peça fundamental.
Que o Jubileu 2025 seja para todos nós um acordar. Todos somos responsáveis por um mundo melhor. No logótipo, as figuras estão abraçadas cada uma à outra, para indicar a solidariedade e a fraternidade que unem os povos. Cada uma deve acompanhar o movimento da outra por forma a não ficarmos parados no caminho, inertes. Todos dependemos de todos.
Raquel Assis, in Voz de Lamego, ano 94/45, n.º 4773, de 9 de outubro de 2024.



