HomeCrónicasTudo é importante e indispensável
CrónicasDestaquesPessoas

Tudo é importante e indispensável

«Aceitar o que a vida me dá, não significa que eu tenha de aceitar tudo (e todos). Significa sim, que umas coisas (e pessoas) serão uma bênção, outras uma lição.»

Nada acontece por acaso. Há até quem defenda que temos um destino traçado. Eu, pessoalmente, defendo que o destino, o futuro, depende inteiramente das escolhas que fazemos hoje, aqui e agora, graças à liberdade que nos foi dada por Deus.

Nada acontece por acaso. Não é pelo facto de Deus nos dar liberdade que não nos tenta ajudar a escolher melhor, a ver melhor, a ouvir melhor.

Sendo a vida uma bênção, tudo o que ela nos apresenta, tudo o que nela encontramos, pode e deve ser utilizado em prol de uma aprendizagem contínua, afim de conseguirmos tomar a melhor decisão possível.

Alguns questionarão qual a utilidade em encontrarmos más pessoas no nosso caminho. A utilidade passa tão simplesmente por aprender a não ser assim, por aprender a necessidade de se ser bom e útil na sociedade, por aprender a importância da bondade, do bom senso, da humildade, da generosidade. Aprender que a educação, desde cedo, é o pilar para uma comunidade sã no futuro, onde não impere a violência, a injustiça e o egocentrismo.

Tudo é útil no processo que é viver até ao dia em que alcançaremos o Reino de Deus. Mesmo o que nos causa sofrimento terá a sua razão de ser aos olhos de Deus, nós é que, por vezes, não queremos ver, ou ainda não estamos preparados para compreender, restando acreditar e aguardar na fé e na esperança.

«Fazer uma curva errada permite ver paisagens que nunca veria.»

Às vezes é preciso aceitar, às vezes é preciso deixarmo-nos ir, simplesmente, esperar e ver. Por trás daquilo que não nos interessa no momento pode estar toda uma vida nova. Através daquela pessoa que não nos diz nada, mas que encontramos no caminho, podemos aprender outro ponto de vista totalmente diferente do nosso que nos ensine outra perspetiva, por exemplo.

Devemos apostar e dar importância a todos os sinais que nos interpelam no dia-a-dia, mesmo os mais pequenos. Quem nunca ficou surpreendido com algo ou alguém que não estava à espera?

O mundo é um jogo de descobertas, um caminho até Deus, onde cada degrau deve ser alcançado com sucesso, seja quando é de fácil alcance, ou quando está cheio de pedras e temos de as desviar primeiro. Se não apostarmos em seguir, se acharmos que aquelas pedras significam que afinal o caminho poderá ser outro, nunca iremos alcançar a meta. A entreajuda é necessária e faz parte da nossa aprendizagem, do nosso percurso. Saibamos utilizar todos os utensílios que Deus nos coloca à disposição.


Raquel Assis, in Voz de Lamego, ano 94/26, n.º 4754, de 15 de maio 2024.

Deixe um comentário