Iniciámos um novo ciclo missionário.
Começou, na Paróquia de Ferreirim, a catequese e que bonita que foi a Festa do Envio dos Catequistas.
Foi bastante sentida neste Dia Mundial das Missões a celebração porque todos fazemos parte dela. Somos todos chamados à Missão. Como nos transmitiu o nosso celebrante, Sr. Padre Manuel Leal, todos devemos ser missionários e só assim faz sentido sermos cristãos. Devemos ter o nosso coração aberto para receber e para dar. Devemos como pais, aprender a receber a Palavra de Deus na celebração eucarística.
É aqui que nos devemos focar, na EUCARISTIA. Só podemos dar se a recebermos, porque, como pais devemos dar o exemplo aos nossos filhos que nos olham e repetem os nossos passos. Como catequistas, assim como recebemos a doutrina cristã, assim a iremos dar com um propósito: dar a conhecer JESUS aos nossos catequizandos.
Por fim, fazer acreditar que a catequese não termina com a celebração do Sacramento do Crisma, a catequese é contínua até partirmos deste mundo. A catequese é dada e recebida em cada Eucaristia e temos como responsável dessa missão o Sacerdote que em todas as celebrações nos dá a catequese e Ele recebe de nós o retorno como catequizandos. A catequese tem princípio, mas não tem fim. A catequese é a missão de todos, seja ele um padre, um catequista, um Pai ou uma Mãe. Catequese é a ação de todos nós, cristãos missionários.
Luís Gonçalves, in Voz de Lamego, ano 94/47, n.º 4775, de 23 de outubro de 2024