A Igreja Católica, no Domingo de Ramos, celebra a “entrada triunfal” de Jesus em Jerusalém, cuja festividade marca o início da Semana Santa.
Tal como o povo de Jerusalém, a população da União de Freguesias de Bigorne Magueija e Pretarouca, com ramos de oliveira, alecrim e loureiro, louvaram e aclamaram Jesus e Maria, com cânticos e orações na Procissão dos Ramos, que teve início no Cruzeirinho de Magueijinha e terminou nas Portelinhas.
Aqui, junto da estrada nacional N2, foi construído, outrora, um nicho em granito, onde foi colocada a imagem de Nossa Senhora dos Bons Caminhos, também ela em granito, que mãos criminosas a fizeram desaparecer. Uma outra imagem, foi colocada no mesmo local, tendo sido danificada e encontrada abandonada nas redondezas. Esta imagem, foi recolhida e levada para a sacristia da igreja paroquial, onde permaneceu durante muitos anos, após o seu restauro. No dia anterior ao Domingo de Ramos, regressou novamente ao nicho inicial, protegida agora com uma grade de ferro, que a Junta de Freguesia mandou fazer.
Os magueijenses, durante o longo período de ausência de Nossa Senhora dos Bons Caminhos daquele nicho, colocaram outras imagens de Nossa Senhora em plástico e barro, junto das quais, assiduamente, entoavam orações de louvor e agradecimento.
Dado o interesse religioso, paisagístico e, para uma maior dignificação daquele local, a Junta de Freguesia fez trabalhos de requalificação e melhoramento, de todo o espaço envolvente, tendo sido calcetado, limitado, protegido e colocado mesas e bancos de granito e um lindo baloiço de madeira.
A inauguração deste magnífico espaço fez-se no dia de Ramos, com a participação de toda a população, onde foi celebrada uma missa campal, presidida pelo nosso pároco Rev Padre Hermínio.
A missa foi abrilhantada com lindos cânticos apropriados à festividade do Domingo de Ramos e de louvor a Nossa Senhora, acompanhada do som do órgão, que para lá foi transportado.
Na homilia, o Senhor Padre fez uma referência ao valor que Nossa Senhora deve ter para cada um de nós, e, no final da celebração, agradeceu à Junta de Freguesia e a todos os colaboradores que, duma forma ou outra, trabalharam para dignificar tão bonito espaço.
A autarquia local disponibilizou transporte a todas as pessoas que desejaram estar presente nesta celebridade, que, devido à sua doença ou idade, não tinham resistência para acompanharem a pé a Procissão de Ramos.
Este espaço, é considerado um dos muitos miradouros que existem nesta União de Freguesias, donde se pode desfrutar duma deslumbrante e rara paisagem, repousar e aconchegar o estômago com um saboroso lanche e viver momentos de interiorização e oração junto da imagem de Nossa Senhora dos Bons Caminhos.
Tal como muitos de nós, ainda recordam o momento em que, pela primeira vez, Nossa Senhora dos Bons Caminhos foi levada para o nicho das Portelinhas em procissão, assim esta celebridade ficará gravada na história das nossas vidas.
Que todos os viajantes que por aqui passem, vejam e sintam na imagem de Nossa Senhora dos Bons Caminhos uma mãe a iluminar e a acompanhar a estrada das suas vidas.
Bernardete Oliveira, in Voz de Lamego, ano 93/20, n.º 4700, 5 de abril de 2023