Primeiros pontos!
Finalmente, à 8ª jornada aconteceu a primeira vitória nesta fase do campeonato. Em mais uma tarde primaveril, estava em jogo, apenas, a obtenção de pontos por uma ou outra equipa.
Entrou melhor o Nespereira, com uma equipa mais madura e melhor estruturada, que durante toda a primeira parte quase dominou o jogo. Foi, no entanto, o SC Lamego através de uma grande penalidade, bem assinalada, ao terminar a 1ª parte, que Xina inaugurou o marcador.
Mas na segunda metade tudo se alterou e a jovem equipa do SC Lamego apareceu melhor posicionada, com outra atitude competitiva e equilibrou aquilo que antes parecia não conseguir. Consentiu o empate aos 8 minutos, para aos 12 voltar a marcar o golo que seria o da vitória.
Nesta segunda parte o jogo foi muito disputado e também os forasteiros poderiam ter marcado. Tal não aconteceu e a vitória pode considerar-se justa do SC Lamego, perante um adversário valoroso, que vendeu cara a derrota.
A arbitragem esteve à altura do jogo, com alguns lances viris mas que controlou perfeitamente.
Digno de registo, mais uma vez, a enorme falange de apoio vinda de Nespereira, que durante todo o encontro entoou cânticos de apoio à sua equipa. Enquanto isso, os Lamecenses continuam sempre os mesmos a preencher as frias e desoladoras bancadas do estádio.
Para o título, a competição continua entre o Cinfães (17 pontos), Lamelas (15), Oliveira de Frades (14).
João Duarte Rebelo “Festa”, in Voz de Lamego, ano 93/19, n.º 4699, 29 de março de 2023