HomeRegiãoQuatro regiões demarcadas na Montra Vínica
Região

Quatro regiões demarcadas na Montra Vínica

Entre os dias 28 e 30 de março, Armamar celebra os vinhos na Montra Vínica 2025. Este evento reúne alguns dos mais prestigiados produtores, enólogos, chefs e apreciadores e promete celebrar a identidade e a tradição vitivinícola das regiões demarcadas do Douro, Távora-Varosa, Dão e Bucelas.

A edição deste ano abre com o cortejo etnográfico “Douro – Paisagens com História”, protagonizado pelos alunos do Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira, numa homenagem às gentes que moldaram os socalcos vinhateiros classificados como Património Mundial da UNESCO.

A cerimónia oficial de abertura conta com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Administração do Território, Silvério Regalado, pelas 17 horas de sexta-feira, dia 29.

Ao longo do fim de semana, os visitantes terão a oportunidade de participar em provas comentadas, conduzidas por reconhecidos enólogos. Cristina Machado apresentará os espumantes Fraga da Pena, Vítor Paiva conduzirá a prova de vinhos da Vinha dos 7 Anos e Emídio Bacelar, dará a conhecer os vinhos da Quinta da Chinchorra. Além disso, a Confraria dos Vinhos do Douro promoverá um workshop de iniciação à prova de vinhos.

A experiência será enriquecida com showcookings conduzidos por chefs de renome. É o caso de Óscar Geadas, detentor de uma estrela Michelin, e Jorge Alves, Enólogo do Ano em 2018 pela revista “Vinhos Grandes Escolhas”, juntos para uma harmonização com vinhos da Quinta do Tedo.

O debate sobre o futuro da enologia, será um dos momentos altos do programa, reunindo jovens enólogos de Armamar para discutir desafios e oportunidades do setor. Moderado pelo jornalista Luís Mendonça, este painel promete insights valiosos sobre inovação na produção vinícola.

A animação acompanhará todo o evento, com espetáculos de Rúben Félix, Rita Gomes e Daniel Cardoso, Grupo ¾ e Fernando Pereira, criando o ambiente perfeito para celebrar os vinhos e suas histórias.

Para os amantes de natureza e vinho, o evento inclui ainda uma caminhada, no sábado à tarde, num percurso de 9 quilómetros, proporcionando contacto direto com a beleza da paisagem rural.

Com a viticultura e a fruticultura no seu ADN, Armamar reafirma-se como um destino de excelência para o enoturismo, consolidando a Montra Vínica como um evento imperdível para quem deseja conhecer o que de melhor se faz na região.


Nilce Teixeira, in Voz de Lamego, ano 95/19, n.º 4796, de 26 de março de 2025

Deixe um comentário