Deus existe! – Razões à prova de fogo para jovens céticos
Tal como o título indica, Javier Arias Artacho, professor e escritor, propõe-se, neste livro, apresentar razões que nos fazem acreditar na existência de Deus, partindo de fontes cristãs e não cristãs, do pensamento filosófico e de dados da ciência.
No que respeita às fontes, o autor detém-se, é claro, nos Evangelhos, mas também na obra de Flávio Josefo, historiador judeu, mas não cristão, que viveu no século I e que escreveu sobre um “sábio, chamado Jesus, [que] fazia grandes milagres e era mestre daqueles que aceitam a verdade com prazer. Atraiu muitos judeus e muitos pagãos. […] Pilatos condenou-o à crucificação. Aqueles que antes o amavam não deixaram de amar. Desde então até hoje, existe o grupo dos cristãos”.
Como o conhecimento científico não é o único válido, o autor invoca também a filosofia, que “é capaz de chegar aos espaços onde a ciência não chega”, e refere os raciocínios de S. Tomás de Aquino, que o levam a considerar que, como tudo tem uma causa e um princípio, é necessário que exista algo que não precise dessa causa. Além disso, “o ordenamento das coisas que existem na natureza não pode ser fruto do acaso, mas sim de um plano inteligente”.
Terminamos com uma citação, que consideramos demonstrar bem o valor deste livrinho: “A fé é crer em algo que ainda não se pode provar. […] Curiosamente, a ciência enfrenta o mesmo desafio. O método de trabalho da ciência também inclui a intuição. […] Quando falamos sobre a origem da vida, o propósito último da origem da vida, a ciência atravessa vales escuros e intransitáveis para ela. A origem do universo apresenta um desafio que a ciência não pode alcançar. A ciência pode responder como, mas não o porquê. São mapas diferentes da realidade, embora complementares”.
Atravessar o limiar da esperança
Deus existe? Se sim, porque não fornece provas indiscutíveis da sua existência? Porque permite que haja tanto mal no mundo? Para que serve acreditar n’Ele? Qual é o valor da oração?
Já todos nos confrontamos com estas dúvidas. S. João Paulo II, no livro “Atravessar o limiar da esperança”, responde a estas e a outras interrogações.
Embora certas passagens sejam um pouco difíceis de entender, não há dúvida de que, no fim da leitura, ficamos mais aptos a explicar as razões da nossa fé.
Margarida Dias, in Voz de Lamego, ano 94/10, n.º 4738, de 17 de janeiro de 2024.