HomeCulturaOs jovens à conquista da identidade
CulturaReligião

Os jovens à conquista da identidade

“Este livro é, como uma mochila pedagógica que nasceu do caminhar com os jovens e com pessoas de outras idades, da escuta e do acompanhamento, e deseja ser um livro vivo, de trabalho, de ajuda para cada jovem, para pais e outros educadores, para animadores de grupos de jovens, para acompanhantes de pessoas no seu crescimento, para que todos os que participam na dedicação e na pastoral dos jovens”.

Apresenta-se (contracapa) este livro que ora sugerimos. É um belo subsídio pastoral. Parte do concreto, da análise/diagnóstico da sociedade. O autor avaliza as sombras, os contextos negativos e destrutivos, contrabalançando com as potencialidades, desafios e vivências de bondade, generosidade, de comprometimento com a justiça, com a autenticidade, na defesa da casa comum.

A preocupação não é fazer um diagnóstico da sociedade atual, mas parte da realidade, para desenvolver princípios e orientações, propostas de reflexão, de trabalho e de compromisso. É essencial conhecer os contextos, as circunstâncias, o ambiente cultural e religioso, económico e político, para propor caminhos que permitam aos jovens descobrir a sua identidade e viver de acordo com os valores que os humanizam, aproximam e os predispõe na construção de uma sociedade mais justa, onde todos têm lugar, não como vítimas, como espetadores, mas como autores.

Em cada um dos capítulos, o autor faz uma proposta de estudo, uma proposta de trabalho, individual, mas de preferência em grupo, na família, com adolescentes, crianças, jovens ou adultos.

É um belíssimo instrumento de trabalho para grupos de jovens e de uma forma próxima, para a preparar a participação na Jornada Mundial da Juventude, que se aproxima.

No prefácio, D. Nuno de Almeida, sublinha: “Sem esquecer tudo o que provém da vida concreta dos jovens, o Pe. José Luís, nesta obra, parte da certeza de que Deus está presente e operante na vida dos jovens, reconhecendo em cada um a presença de Deus: Deus ama os jovens, Jesus nunca se afasta deles, o Espírito Santo atua na sua vida. Em Maria de Nazaré, os jovens têm Mãe… O Pe. José Luís, com esta obra, está a convidar-nos a reconquista a proximidade com as jovens gerações e com elas percorrer as suas vias que, segundo o papa Francisco, na Christus vivit, caraterizam a pastoral dos jovens. Uma caraterizada pela busca, a convocação, o chamamento, a atração dos jovens para a experiência de relação com Jesus Cristo… a outra desenvolve-se no crescimento, no desenvolvimento de um caminho de amadurecimento daqueles que se deixaram tocar a convidar”.

O autor – José Luís do Souto Coelho: Nasceu em 1956, em Galegos Santa Maria, Barcelos, filho de António e Maria Luísa, oleiros, irmão de três irmãs e quatro irmãos, em ambiente de trabalho, de oração e de fé. Cresceu aprendendo a simbolizar e a gostar de coisas belas, no meio de imagens de presépios e de galos de Barcelos, artesanato, cores vivas, expressivas, mãos criadoras, a arte transforma a vida na arte de ser.

Desde os 11 anos, foi educado pelos Espiritanos, para a missão «entre os mais pobres e abandonados». É padre da Comunidade Shalom, onde ingressou aos 26 anos, uma Sociedade de Vida Apostólica para a evangelização da juventude, como uma «pequena semente de libertação». Foi ordenado em 19 de março de 1984, por D. Aloísio Lorscheider, em Fortaleza, Brasil. Viveu como missionário em Portugal, Cabo Verde e Brasil. Tem formação em Filosofia, Teologia, Psicologia e Espiritualidade.

Gosta de caminhar, de respirar, de contemplar, de silêncio, de orientar retiros, de fazer músicas, de trabalhar com jovens e adultos, de doar a vida no seguimento de Jesus, como peregrino do Mistério.


Autor: José Luís do Souto Coelho

Título: Os jovens

Subtítulo: À conquista da identidade

Editora: Paulinas Editora

Ano: 2023

Páginas: 240.

Livro disponível nas livrarias e online na página da Editora: PAULINAS.

Deixe um comentário