HomeDestaquesNo decorrer dos dias… a vida!
DestaquesEditorial

No decorrer dos dias… a vida!

A vida! É o que é! Um mistério que nos encanta e surpreende!

Tantas vezes, em ocasiões diversas, não sabemos o que esperar, porque a vida, para o bem e para o mal, nos faz surpresas, umas agradáveis e que nos enchem a alma, e outras que nos atiram ao chão e nos deixam de rastos. E outras vezes, nem uma coisa nem outra ou uma mistura de sensações e emoções, alegrias que nos fazem chorar, tristezas que nos embalam e nos fazem sorrir. A vida é surpreende. Ninguém é dono da sua vida, menos das dos outros, e quantas situações em que tudo parece dentro do controlo e logo nos escapa por entres aos mãos como a areia entre os dedos! É vida!

É a vida! E não é um lamento! Nem resignação! É o que é, assim o entendo, também numa perspetiva cristã, um desafio, um compromisso, procurando que os medos não nos paralisem, que as situações de perda, de sofrimento, de dúvida, de desencontro não nos façam perder a esperança, não nos derrotem (em definitivo). Reconhecer a vida como mistério! Um mistério admirável! Que não controlamos em absoluto, mas nos desafia constantemente a apostar nos outros, a confiar, a entregarmo-nos a sonhos, projetos, a tomar decisões com base no presente, sem adiar, decidir, viver, avançar. O futuro, dizemos, a Deus pertence. O presente pertence-nos a nós. Deus deu-nos o hoje para desfrutarmos, para experimentarmos a alegria, para nos deixarmos encantar pelos pássaros que nos trazem a alegria da manhã e nos despertam para os instantes que temos pela frente.

Mas não há futuro! E que te importa isso? Pouco interessa o futuro se desperdiças o presente e a vida como um presente a acolher, a celebrar, a partilhar. Para chegares longe, precisas de dar um passo! Depois outro. Um passo de cada vez. Só se vive uma vez! Só se vive um dia de cada vez! Quantas vezes o ouvimos? Quanto vezes o dizemos? Um dia de cada vez! Ainda bem! Se já nos custa lidar com um dia, o que seria se tivéssemos de viver dois dias de cada vez! É válido para todos, para quem chora e para quem sorri! Um dia de cada vez! O dia de hoje! Amanhã? Amanhã poderá ser uma maravilha, se lá chegarmos, se preenchermos de vida o dia de hoje.

A cada dia a sua preocupação. Carpem diem! (Aproveita, vive este dia). No Evangelho, Jesus di-lo-á aos Seus discípulos: “Não vos preocupeis, portanto, com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã já terá as suas preocupações. Basta a cada dia o seu problema” (Mt 6, 34).

Olhas para trás e pensas que poderias ter feito de outra maneira! Talvez até pudesses ter agido de outro modo e a tua vida fosse diferente para melhor. Não sabes! Não tens forma de saber! Talvez até tenhas razão, mas nunca o saberás. Decidiste com os dados que tinhas, com as dúvidas que te afligiam, com os medos que te faziam ponderar mais. Mesmo quando não decidistes, outros o fizeram por ti. Seria diferente se tivesses dito uma palavra, se tivesses tomado uma atitude! Não culpes os outros! Também não vale a pena perderes-te em medos ou dúvidas, ou mesmo culpas. Hoje podes decidir. Nem tudo depende de ti. Mas muito depende das tuas escolhas, dos caminhos que estás disposto(a) a percorrer.

Ainda que seja um sorriso… decide hoje! Sorri, abraça mais, pede desculpa, elogia e não te esqueças de dizer à outra pessoa o quanto é importante para ti, o quanto significa na tua vida! Amanhã? Amanhã pode ser tarde! Não sabes! Vive hoje, com alegria e confiança. Arrisca. Perdoa hoje. Partilha as tuas dúvidas, sofrimentos e hesitações. Não fiques com as palavras para ti, faz com que a palavra seja bênção. Não metas as mãos no bolso, abre os braços e abraça, ama, cuida!


Pe. Manuel Gonçalves, in Voz de Lamego, ano 95/9, n.º 4786, de 15 de janeiro de 2025

Deixe um comentário