Acabou o MUNDIAL do CATAR – hão de continuar as discussões à volta daquela Organização!
Terminou o Campeonato Mundial de Futebol, e pela transmissão televisiva foi-nos proporcionado um espetáculo de grandiosidade, beleza desportiva e imprevisibilidade quanto ao resultado final!
Duas fortes equipas em confronto, Argentina e França, mostraram, especialmente na 2ª parte, momentos de boa qualidade de futebol e incerteza quanto ao vencedor. Com a Argentina a vencer ao intervalo por 2-0, não se previa que no último quarto de hora a França fosse capaz de igualar o marcador e levar o jogo para prolongamento.
E no período suplementar voltou a Argentina a marcar, e a França a igualar, fruto da entrega ao jogo e da qualidade dos seus jogadores mais influentes. Com os nervos à flor da pele, dentro e fora do retângulo, a partida foi para discussão para a marca das grandes penalidades.
Nesta situação a Argentina foi mais “feliz”, marcou 4 penalidades e França falhou por 2 vezes. Numa breve apreciação final, foi um jogo de enorme qualidade, próprio de um final Mundial, entre duas equipas recheadas de grandes valores!
Como curiosidades, neste jogo Mbappé fez um hat-trick, e Lionel Messi (Argentina) apontou dois golos. Messi foi Bola de Ouro, considerado o melhor jogador do Campeonato e Mbappé (França) foi o melhor marcador do torneio, 8 golos. Emiliano Martinez (Argentina) o melhor guarda redes, e o melhor jogador jovem foi Enzo Fernandes (Argentina). A seleção de Inglaterra conquistou o prémio Fair Play.
Terminou o Mundial, ganhou a Argentina pela 3ª vez. Foi a consagração de Messi e a revelação de muitos outros valores a nível mundial!
Parabéns ARGENTINA!
João Duarte Rebelo “Festa”, in Voz de Lamego, ano 93/07, n.º 4686, 21 de dezembro de 2022