HomeCulturaMelhores vinho da Região do Douro Superior
CulturaRegião

Melhores vinho da Região do Douro Superior

O Concurso de Vinhos do Douro Superior, que decorreu no âmbito do Festival do Vinho do Douro Superior entre 26 e 28 de maio em Vila Nova de Foz Côa, elegeu os melhores vinhos nas categorias de vinhos brancos, vinhos tintos e vinho generoso, entre 200 vinhos em competição. Terras do Grifo Vinhas Velhas 2018 (brancos), Avô Escrivão Grande Reserva 2019 (tintos) e Quinta de Ervamoira Vintage 2020 (vinho generoso) foram os eleitos que se destacaram nas respetivas categorias.

Para além doa 3 vinhos vencedores, foram, ainda, anunciadas 63 medalhas, 19 na categoria de brancos (6 Ouros e 13 Prata), 37 na categoria de tintos (12 Ouro e 25 Prata) e 7 na categoria de vinho generoso (2 Ouro e 5 Prata), o que reflete a qualidade dos vinhos em competição.

A edição deste ano do Festival do Vinho do Douro Superior alcançou um número record de visitantes, com cerca de 7500 pessoas “apesar da chuva e do final do campeonato de futebol”, segundo João Geirinhas, diretor do Festival e diretor de negócio da revista Grandes Escolhas.

As atividades paralelas, no decorrer do evento, foram também muito participadas pelos visitantes, como é o caso das provas comentadas e do showcooking que tiveram mesmo lotação esgotada, bem como a animação do certame e os concertos, igualmente com um record de assistência.

“Mais uma vez este certame é prova da excelência dos vinhos que se produzem na sub-região do Douro Superior, o que contribui de forma significativa para a notoriedade e promoção desta região e, por sua vez, para a economia nacional”, reforça Luís Lopes, diretor da revista Grandes Escolhas.

Fazendo um balanço do evento, João Geirinhas afirma que “concluímos mais uma edição do Festival do Vinho do Douro Superior e só podemos estar gratos pela dimensão e relevo que este evento tem vindo a alcançar, ao longo dos anos. Acima de tudo, é uma prova da relevância que o Douro Superior, com Foz Côa no seu epicentro, alcançou no conjunto da Região Demarcada do Douro e, por extensão, nos vinhos portugueses.”

Para João Paulo Sousa, Presidente da Camara Municipal de V N Foz Côa “O Festival do Vinho do Douro Superior que este ano chegou à sua décima edição, é um evento estruturante para o Concelho de V. N. Foz Côa. De realçar que neste Festival conseguimos encontrar, desde os mais conceituados produtores da região, até aos pequenos empresários que começam agora a dar os primeiros passos, mas que com a excelência do seu trabalho já dão cartas no sector. Batemos todos os records de participação nesta edição, o que nos dá alento e motivação para o próximo ano fazer ainda melhor”.

No decorrer do evento e à imagem do que tem vindo a acontecer todos os anos, foram anunciados os resultados do concurso e distribuídos os diplomas aos produtores participantes. O Festival do Vinho do Douro Superior é já uma referência do calendário dos grandes eventos vínicos do país. Este certame tem vindo, ano após ano, a reforçar a aposta na qualidade para atrair, por um lado mais visitantes ao território e, por outro, valorizar os vinhos da região.


Pedro Duarte, in Voz de Lamego, ano 93/29, n.º 4709, 7 de junho 2023

Deixe um comentário