Em plena realização das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, o magnífico Santuário dos Remédios abriu as suas portas para o concerto “Mater Dei”, pela Filarmónica de Magueija e a participação do tenor João Mendonza. Uma atuação sempre acompanhada com muita atenção e em profundo silêncio pelo público, que terminou com uma grande ovação, em reconhecimento da qualidade de execução da música filarmónica.
Dirigida pelo maestro Gualberto Rocha, a Filarmónica de Magueija brindou a assistência com a apresentação de cânticos e obras de Louvor e Saudação a Nossa Senhora a Mãe de Deus e execuções de reputados compositores: R. Lovland, John Newton e C. Xaxier e J. Mendonza.
O reportório também incluiu a interpretação do tema tradicional “Recado”, com arranjos realizados especificamente para banda Filarmónica e canto. Este tema contou com a participação especial e inédita de David Rodrigues e Filipe Marado que acompanharam, respetivamente, ao bandolim e na guitarra baixo.
A Igreja do Santuário dos Remédios recebeu, desta forma, no primeiro domingo da “Romaria de Portugal”, o concerto “Mater Dei”, depois da Sé Catedral de Lamego e a Igreja das Chagas também já terem acolhido, em anos anteriores, estes concertos de louvor.
Este evento integrou a programação de índole cultural das Festas dos Remédios, em estreita cooperação com o Reitor do Santuário dos Remédios, Padre João António Teixeira, e o Município de Lamego.
Ricardo Pereira, in Voz de Lamego, ano 92/41, n.º 4672, 7 de setembro de 2022