Hoje, a minha memória vai para uma figura que conheço desde tenra idade. Dos tempos do Liceu de Lamego, onde, às quartas e sábados, se deslocava para transmitir conhecimentos desportivos e de cidadania.
Tudo começou nos primeiros anos da década de 60. Quando nas tardes de sábado, alguns militares eram “requisitados” para dar “instrução” aos alunos, na componente da “Mocidade Portuguesa” (MP). Uma área que na época teve os seus “méritos”, particularmente no Desporto, que deixou marcas … em muitos dos jovens desse tempo.
Entre outros, o então Sargento Ferreira (era assim referenciado), coadjuvava o Professor de Educação Física, ao tempo o já saudoso Prof. José António Girão. Com os seus conhecimentos orientava os jovens na prática desportiva, cujos resultados culminavam nos campeonatos regionais e distritais da MP. Desde aí não mais me “desliguei” da amizade daquele que na vida militar foi subindo na hierarquia, até ao posto de Major.
Apaixonado pelo Desporto, foi um dos fundadores do Ginásio Clube de Lamego, dedicado ao voleibol e fez parte dos Órgãos Sociais do Sporting Clube de Lamego… entre outras ocupações. Tudo isto para além do seu compromisso profissional no CIOE, a sua Unidade Militar, sempre que não estava em comissão de serviço no Ultramar.
Para além do desporto, recordar que foi também Comandante do Corpo Ativo dos Bombeiros Voluntários de Lamego, durante anos, em que valorizou aquela Instituição Centenária. Por força da sua atividade deixou o seu nome associado a várias ações de relevo então realizadas…
Neste seu “peregrinar” pela vida fui seu pupilo, companheiro de equipa, comandado … prevalecendo sempre, em todas as situações, um verdadeiro espírito de Amizade. Por tudo quanto atrás menciono, e muito mais havia para dizer, o Major Almeida Ferreira continua “embalado” num espírito de companheirismo, agora mais de saudade, na frequência dos almoços dos Antigos Estudantes de Lamego.
Nesta fase da vida, sempre que nos encontramos não deixamos de recordar boas memórias, com belas histórias, algumas das quais ligadas ao SC Lamego e que refletem a maneira de ser do Major José António Almeida Ferreira.
Este é apenas um pequeno apontamento, de carácter pessoal, que entendi prestar-lhe pela Amizade desde sempre manifestada. Mas, porque o seu “Currículo” é muito mais preenchido e valioso, que “outros”, mais habilitados, o possam e devam noticiar!
João Duarte Rebelo “Festa”, in Voz de Lamego, ano 93/19, n.º 4699, 29 de março de 2023