HomeReligiãoCelebração do Crisma na Paróquia de Magueija
Religião

Celebração do Crisma na Paróquia de Magueija

No domingo, 14 de agosto, a paróquia de Magueija recebeu, com muita alegria e em ambiente de festa, o Sr. D. António Couto que celebrou Eucaristia e administrou o sacramento do Crisma a sete jovens e um adulto.

A Filarmónica de Magueija deu as boas vindas ao Sr. Bispo com uma peça de música apropriada e bem executada, como é apanágio desta banda, enquanto um dos crismandos ofereceu um ramo de flores em sinal de gratidão e de apreço.

De seguida, todo o povo se dirige à igreja para se dar início à cerimónia. Concelebrou, juntamente com o pároco, P. Hermínio, o P. Alberto Sousa, sacerdote Jesuíta natural desta comunidade de Magueija.

No início da celebração, um jovem dirigiu-se a Deus, ao Sr. Bispo e à comunidade com estas palavras: “Este tempo seco e de calor, traz um ar que custa a respirar, um ar que carrega consigo o cheiro, o fumo e as poeiras dos fogos, que vão deflagrando nas densas florestas e nos matos mais próximos. E a liturgia traz-nos também o anúncio de um fogo, mas um fogo diferente; o fogo de Deus que é fogo de amor, fogo de verdade, fogo de justiça e fogo de paz. Este fogo vem para destruir o nosso egoísmo, o nosso conforto e a nossa insensibilidade. Sr. Bispo, faça descer sobre nós o Espírito Santo e que os Seus dons, bem destacados na tribuna da nossa igreja, incendeiem a nossa vida e o nosso coração. Que este fogo do Espírito nos faça levantar e partir apressadamente não só rumo à Jornada Mundial da Juventude, mas também, e sobretudo, rumo à vida de cada pessoa em cada lugar e em cada tempo. Que o Espírito Santo faça de todos nós genuínos incendiários do Evangelho, com um coração dilatado e um rosto jubiloso.”

Na homilia, o Sr. Bispo falou-nos do fogo novo que não é um vulgar incêndio: “Este fogo é novo! Não é nosso. É de Deus. Vem de Deus. Mas arde e queima e opera dentro de nós”. Apelou ao coração destes jovens crismandos para se deixarem incendiar pelo Espírito, por um fogo que não se pode apagar. É o fogo do amor e esse Amor é uma luta que implica decisões todos os dias e a todas as horas.

Um agradecimento especial ao grupo coral, às zeladoras dos altares e às cuidadoras da igreja. Tudo foi digno, belo e encantador! Os catequistas que acompanharam os jovens até ao crisma, lhes transmitiram os valores do evangelho e os ajudaram a crescer na Fé, também estão de parabéns pelo serviço cuidado e generoso.

No final da celebração a Filarmónica brindou-nos com mais algumas peças interpretadas no adro da igreja e recebeu aquele merecido e jubiloso aplauso de todos quantos se deliciaram com as suas músicas. A União de Freguesias de Bigorne, Magueija e Pretarouca, que desde a primeira hora se disponibilizou para colaborar no que fosse preciso, suportou os custos da Banda, ofereceu-lhes o almoço bem como ao Sr. Bispo, Srs. padres e catequistas. Em nome de todos e a todos um enorme OBRIGADO.

in Voz de Lamego, ano 92/39, n.º 4670, 24 de agosto de 2022

Deixe um comentário