No momento em que escrevo este texto, acompanhamos a saúde do nosso querido Santo Padre que permanece em estado crítico.
Na nossa mente trespassam orações e súplicas pela sua recuperação, mas sobretudo gratidão! Pois, ainda que haja esperança que o Papa Francisco permaneça no meio de nós por mais algum tempo, é inevitável ter noção da sua saúde frágil e da sua avançada idade, e assim, ter consciência que o seu regresso para junto do Pai pode estar para breve.
É sempre hora de agradecer e, felizmente, o Santo Padre, durante todo o seu pontificado, tem vindo a receber diversos agradecimentos… pela sua coragem em revolucionar a Igreja e falar dos pecados gravíssimos dentro da própria, pelo seu sorriso sincero e espontâneo, pelas suas palavras que tocam no coração e na alma… por ter sido homem, por ter mostrado que todos somos pecadores e que todos precisamos de perdão e de salvação… Este Papa é uma bênção para todo o mundo, o seu contributo e influência por um mundo melhor estará, para sempre, gravado na história.
É uma bênção sermos seus contemporâneos.
Mas, não podemos esquecer a peça-chave para os acontecimentos destes últimos 12 anos.
Os caminhos de Deus são insondáveis, o Espírito Santo acompanha-nos e guia a Igreja.
Se pensarmos que se o saudoso Papa Bento XVI não tivesse renunciado, teria sido Papa até 31 de dezembro de 2022, altura em que Jorge Mario Bergoglio estaria com 86 anos, e dificilmente teria sido eleito… E todo este renascer da Igreja, moldado ao jeito de Francisco, não teria acontecido!
Rezemos pelo nosso Santo Padre, pelo futuro da Igreja, e que, mais uma vez, o Espírito Santo desça sobre nós.
Aconteça o que acontecer, e quando acontecer, depois de Francisco nada será igual.
Obrigada Papa Francisco, obrigada Bento XVI!
Raquel Assis, in Voz de Lamego, ano 95/15, n.º 4792, de 26 de fevereiro de 2025



