HomeReligiãoImagem de Nossa Senhora da Lapa em Sendim
Religião

Imagem de Nossa Senhora da Lapa em Sendim

Na sexta Feira dia 18 de outubro, às 14 horas os sinos e o relógio da Igreja Matriz, tocaram em tom festivo, seguido de música gravada pelas cornetas da Igreja, para dar a saber a toda a comunidade, que era dia de Festa na Paróquia, assim pelas 19h30 e que já era noite, mas toda a gente esperava no calvário, ansiosos pela chegada da Imagem Peregrina. Não há palavras para descrever toda a nostalgia, amor e emoção, das pessoas que a receberam à sua chegada. Estava presente o Sr. Padre Diamantino, o Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Tabuaço, Sr. Presidente de Junta de Sendim e a Dra. Ana Nunes que acompanha sempre a imagem. Foi trazida pela carrinha da Junta de Moimenta da Beira e foi acolhida com grande festa, com uma descarga de fogo, logo de seguida iniciaram a Procissão, a rezar o terço a cantar, com o andor da Nossa Senhora da Lapa, aos ombros de quatro senhoras até à Igreja Matriz, aí houve, uma vigília mariana, com cânticos e orações lidas por várias pessoas.

Dia 19, às 17:30 horas foi visitar a comunidade de Guedieiros onde foi recebida pelo povo e a Capela encheu para a Celebração da Eucaristia, voltando à Igreja Matriz, visto que à noite íamos ter o concerto “Sancta Mater”, oferecido pela nossa Banda de Música de Sendim a Nossa Senhora da Lapa e realmente foi um concerto magnifico. No início do concerto fui ler o poema “Avé Maria e Santa Maria”, dedicado a Nossa Senhora, retirado do segundo livro de poemas “Clamor de um Cristão” da autoria do meu irmão Ilídio Coelho já falecido.

Encerrou esta noite maravilhosa, o fogo de artificio no adro da Igreja, oferecido pela Junta de Freguesia.

Domingo dia 20 pelas 15:30horas houve a Celebração da Santa Missa, presidida pelo Senhor Padre Diamantino, em honra de Nossa Senhora da Lapa. A Santa Missa foi lindíssima, e a Igreja estava cheia de gente, foi cantada pelos grupos corais de Sendim e Alfandega da Fé, cantaram muito bem. De seguida saiu a Procissão com o Guião, Bandeiras, Cruz e lanternas, o andor de Nossa Senhora da Lapa e o Sr Padre debaixo do Pálio, acompanhada pela Banda Filarmónica de Sendim e muito povo até à Capela de São Miguel onde recolheu.

Aí o nosso Pároco deu a bênção final e pediu a todo o povo, para se dirigirem ao salão da Junta de Freguesia, porque um lanche nos esperava oferecido pela Câmara Municipal de Tabuaço e todos os presentes seguiram o seu pedido.

A Nossa Senhora da Lapa, fica na Capela de São Miguel, para toda a povoação poder visitá-la diariamente, onde será recitado o terço e no fim a Bênção do Santíssimo Sacramento dada pelo Sr Padre.

Foram momentos inesquecíveis e muito felizes, que foram vividos nesta semana em Sendim.

Terminamos agradecendo a Nossa Senhora da Lapa a sua visita Peregrina e pedimos que não seja a última. Esperamos por Ela mais vezes.

Antes da sua partida, pedimos-Lhe a Sua Divina Bênção Maternal, a Sua ajuda e proteção, para todos nós, que também somos peregrinos na terra, mas que necessitamos da ajuda da Nossa Mãe Celestial, que também anda peregrina na terra como nós, para nos dar o Seu exemplo.

Todo o povo Sendinense agradece esta visita ao Sr. Padre Diamantino, ao Ricardo e ao Joaquim, todo o trabalho, preocupações que os três tiveram com tudo. Que Nossa Senhora da Lapa os abençoe e os proteja.

Nossa Senhora da Lapa. Rogai por todos nós. Ámen.


Lisete Ferreira, in Voz de Lamego, ano 94/47, n.º 4775, de 23 de outubro de 2024

Deixe um comentário