UMA FOTOGRAFIA HISTÓRICA – Colégio de Lamego – maio de 1968
Esta é uma foto icónica da minha idade escolar! Com ela vêm-me à mente imensas situações vividas com Professores e Colegas de então, e também o ambiente que a cidade de Lamego “respirava”!
Entre muitas outras coisas recorda a minha passagem pelo Colégio de Lamego! Eu que durante sete anos fui um “temido” adversário desportivo, pelo Liceu, não deixei de ser muito bem recebido por TODOS e aí ganhei o estatuto de “Antigo Estudante do Colégio” para o resto da vida!
Nesta alusão não poderei deixar de mencionar os meus dois professores, já saudosos, Dra Maria Helena Paiva (Matemática) e Monsenhor Eduardo Russo (Físico-Química), e recordá-los pelo sua Competência, Dedicação (aos alunos) e Exigência (para o nosso futuro)! TANTOS EXEMPLOS… Esta imagem recorda o dia da centésima aula de Físico-Química, que originou um dia de festa dos Alunos e Professores e alguém aproveitou para a fotografia!
Quanto aos Companheiros de turma, internos e externos, com os quais ganhei a maior Amizade durante esse ano, 1967/68, estava em causa acabar o 7º ano, e com isso o futuro militar nas Caldas da Rainha ou em Mafra… Para outros era a continuidade e ingresso na Faculdade.
No meio deste ambiente salutar de companheirismo e facilidades concedidas pela Direção do Colégio, ao tempo sob a orientação de D. Teodoro Monteiro, o ano decorreu com muitas e diversas peripécias, que ficaram histórias para a vida!
Muitos episódios já foram contados e escritos, por mim e pelo Chico (Eng, Francisco Fernandes), com publicação no livro dos “150 anos do Colégio de Lamego” e lidos na Rádio (Antena 1 “História devida”) há alguns anos. Mas ficaram muitos outros por escrever, demonstrativos do ambiente de amizade que então nos unia…
Entre todos um há que, nesta data, 3 de maio, me vem sempre à memória! A compra de um BURRO (5 alunos externos foram os autores, entre os quais eu) na feira de “Santa Cruz”, à época efetuada na “Linha”, actual Central de Camionagem. E nos dias que se seguiram a cidade assistiu, sorridente, à sua passagem em todo o trajeto, com especial realce rua de Almacave acima, Almacave abaixo …, carregado com os livros dos seus proprietários e outros! …
Ao tempo, foi o nosso “maio de 68”, duma forma que parecia ingénua, mas que na nossa consciência já pairava o futuro da sociedade! E no final desse ano, após os exames, por força de várias circunstâncias, cada um foi à sua vida. Depois disso, dos 13 Companheiros de Turma, apenas continuei a contactar com o Chico, assim como com o já saudoso António Portugal, que aqui constituiu Família e foi meu colega Bancário.
Passaram 55 anos, os tempos mudaram, mas o COLÉGIO DE LAMEGO continua a sua Missão Educativa!…
João Rebelo Festa, in Voz de Lamego, ano 93/24, n.º 4704, 3 de maio 2023