A comunidade paroquial de Nossa Senhora do Pranto de Vila Nova de Foz Côa, em plena vivência quaresmal prepara-se para nutrir um dos momentos mais altos da sua devoção mariana, ao acolher na sua igreja matriz a imagem devocional de Nossa Senhora da Veiga.
Esta centenária invocação, guarda a memória da primitiva comunidade paroquial a que no ano de 1284, o rei D. Dinis no documento em que outorga do primeiro foral a estas terras, chama de Póvoa da Veiga da Terra de Santa Maria, vindo a expor-se por Santa Maria da Veiga como foi mencionada até aos finais da Idade Média.
Com a extinção da paróquia nos inícios da Idade Moderna, consolida-se a invocação de Nossa Senhora da Veiga, cuja imagem se expunha em simples capela que passou a estar unida aos proventos dos abades de Vila Nova de Foz Côa, no atual lugar das Cortes/Pocinho.
Sendo a invocação mariana de Nossa Senhora da Veiga a pérola e a alma devocional das gentes de Vila Nova de Foz Côa e do seu concelho, passamos a expor o programa religioso da sua festividade que terá lugar nos próximos dias 23 a 30 de março.
No dia 23 de março, pelas 8h30 da manhã, celebração da eucaristia na capela de Nossa Senhora da Veiga nas Cortes. Segue-se o cortejo processional com a imagem de Nossa Senhora da Veiga com a recitação do rosário pelo caminho da Costa até à igreja paroquial de Vila Nova de Foz Côa. Com a presença da imagem de Nossa Senhora da Veiga pelas 11h30, será celebrada a eucaristia do III Domingo da Quaresma na Igreja Matriz e pelas 16h00 uns dos exercícios espirituais próprios da Quaresma pela chamada Via-Sacra com Maria.
Nos dias 24 a 29, pelas 15h00, será exposto o Santíssimo Sacramento, a que se segue um tempo de reconciliação pela celebração do sacramento da reconciliação. Pelas 18H30 a recitação do rosário e pelas 19h00 a celebração da eucaristia com pregação pautada pela temática do lema jubilar Peregrinos da Esperança.
No dia 30, a celebração da eucaristia do Domingo IV da Quaresma pelas 8h30, no final o cortejo processional pela estrada do Pocinho com a imagem de Nossa Senhora da Veiga para a sua capela nas Cortes.
Já dentro da sua capela, será celebrada a eucaristia pelas 11h30, com a animação dos cânticos litúrgicos a pertencerem ao Rancho Folclórico de Vila Nova de Foz Côa.
Para os devotos e peregrinos, será servido almoço no final da eucaristia pela comissão de mordomos Nossa Senhora da Veiga nas dependências da capela.
Pelas 16h30, será recitado o rosário dentro da capela, seguindo-se a consagração e a procissão do adeus a Nossa Senhora da Veiga.
Em ano jubilar e em plena época de renovação espiritual, a proximidade com a Mãe de Jesus sob a invocação de Nossa Senhora da Veiga é uma grande oportunidade para todos crescermos, na Fé, no Amor e na Esperança.
Pode esquecer-se tudo, mas a Senhora da Veiga nunca se esquece. A Senhora da Veiga é de Foz Côa e Foz Côa é da Senhora da Veiga (Cónego Marrana in História do Culto de Nossa Senhora da Veiga – 1959).
P. Luciano Moreira, in Voz de Lamego, ano 95/18, n.º 4795, de 19 de março de 2025