Domingo, dia 23 de março de 2025, foi dia de festa na Paróquia de São Bento na Mêda: as crianças do 2 ano de catequese celebraram a Festa do Pai Nosso e viveu-se a comemoração do Dia do Pai, a nível de toda a comunidade paroquial.
Foi com enorme alegria que a igreja se encheu de famílias, pais e filhos, avós e netos, para juntos lembrarmos um dos pilares da Família de Nazaré, São José, (padroeiro secundário da nossa paróquia), como exemplo de dedicação e entrega, de amor incondicional e de fé, de trabalho e proteção.
As crianças do 2 ano, tiveram ao seu cuidado a proclamação das leituras e oração dos fiéis, tendo a Primeira Leitura, do Livro do Êxodo, sido encenada.
O Sr. Pe. Basílio fez uma homilia muito bonita, na qual fez uma analogia sobre como vemos a grandiosidade de Jesus e do amor que Ele tem por nós com os aviões vistos no céu ou no aeroporto. Os aviões vistos nos céus parecem pequenos e insignificantes, mas quando os vemos de perto num aeroporto são enormes e causam admiração. Assim é a nossa relação com Jesus: quando estamos longe d´Ele, não sentimos o Seu amor, da mesma forma e com a mesma intensidade, como quando vamos a casa d’Ele, para O conhecer/visitar e para falar/estar com Ele. No seguimento desta comparação, lançou aos pais e às crianças/adolescentes da catequese, o convite para que haja maior participação na Eucaristia vespertina/dominical e nos deixemos tocar pelo Seu amor por todos nós, o qual parece insignificante, mas revela- se tão bonito, grandioso e admirável quando nos aproximamos d´Ele.
No fim da homilia, as crianças em festa apresentaram a oração do Pai-Nosso, utilizando as palavras-chave desta bela oração ensinada por Jesus aos seus apóstolos em cartazes, ajudando-nos a perceber a atualidade e a importância de rezarmos unidos esta prece.
No momento do Pai Nosso, o nosso pároco fez questão de convidar para junto de si as crianças do 2 ano e seus catequistas, para de mãos dadas rezarmos a oração que o nosso amigo Jesus nos ensinou. Um pequeno gesto mas que ficará na memória de cada um.
No final da celebração, cada criança da catequese paroquial entregou uma pequena lembrança ao seu pai, recordação esta que haviam preparado e trabalhado na catequese.
Saímos todos desta celebração muito felizes e conscientes do grande amor de Deus, que é Pai, por cada um de nós, com a responsabilidade e a missão de O procurarmos, nos sacramentos, sobretudo na Eucaristia e na confissão.
Cátia Moreira e Nazaré Moreira, in Voz de Lamego, ano 95/19, n.º 4796, de 26 de março de 2025



