“A necessidade e a importância do Acolhimento”
Despertar o interesse na Vida Comunitária das nossas crianças é o objetivo principal da catequese. Para alcançarmos este objetivo, temos que saber acolher, como quem prepara uma festa, um jantar de família ou amigos. A receção é o princípio para nos mantermos bem em determinado lugar a que nos propomos a ir, o espaço envolvente, as condições, mas mais do que esta comodidade é sobretudo quem nos recebe. Por vezes não é nossa vontade ir, por vezes nem estamos bem para ir, como quem vai ao hospital por uma doença repentina, se não tivermos um bom acolhimento a nossa visita tende a piorar. Se isto é importante na vida de um adulto, mais importante é quando se trata de uma criança.
Tal como o convite que Jesus fez aos mais pequeninos, “Deixai que as crianças venham até mim” também a comunidade de Ferreirim convida todos, os mais pequenos, as crianças, os adolescentes e jovens a virem à festa, para juntos celebrarmos a Eucaristia.
Hoje ninguém tem tempo. Estamos demasiado ocupados. As tarefas de casa não terminam. Para além das atividades dos nossos filhos, levá-los à dança, ao futebol, não temos tempo para conversar. O telemóvel retira o olharmos uns para os outros. Na verdade, não há tempo para nada. Isto é o que todos dizemos, deixamos de ter prioridades e deixamo-nos levar por tarefas e desligamo-nos do que realmente importa.
E o que realmente importa a nós ais? Não serão os nossos filhos? Vamos levá-los à catequese para termos mais tempo para nós? É mais uma atividade semanal? O que significa para nós pais esta caminhada na catequese? Como posso ajudar nesta caminhada? Paramos para rezar em família? Como posso ser responsável pela caminhada cristã do meu filho? Como faço isso? Tenho que ser catequista?
Queridos Pais, uma coisa basta e é fundamental para poderem completar esta missão, uma missão que é exclusivamente vossa e foi assumida no compromisso que hoje fizeste. Sabeis que missão nos referimos? Fica o nosso pedido, como catequistas, de todos os Domingos participardes na Eucaristia. Participar na Missa é a missão de qualquer pai que está a contribuir para a Comunidade. Sem a vossa participação, o trabalho do catequista fica incompleto. O vosso exemplo é o espelho para os vossos filhos se reverem na Vida Cristã e em Comunidade. Por isso desafiamos todos os pais a este compromisso. Precisamos da vossa ajuda, precisamos de vós. Juntos seremos Comunidade Cristã.
E foi com estes propósitos que vivemos a festa do acolhimento das crianças da catequese, para que o início seja motivador e assim se sintam verdadeiramente em casa quando vêm à catequese e com espalham alegria na celebração da santa Missa.
Luís Alexandre, in Voz de Lamego, ano 95/3, n.º 4780, de 27 de novembro de 2024.