HomeReligiãoFesta da Palavra em são João da Pesqueira
Religião

Festa da Palavra em são João da Pesqueira

No passado dia 21 de janeiro, 3.º Domingo do Tempo Comum, na paróquia de São João Batista, em São João da Pesqueira, realizou-se a Festa da Palavra, dos grupos do 4.º ano, de catequese.

Cumulativamente, celebrou-se ainda, o 5.º domingo da “Palavra de Deus” (Aperuit illis, 3), instituído pelo Papa Francisco.

Na semana que antecedeu, este acontecimento, a paróquia promoveu encontros com a Bíblia, onde foram abordadas uma panóplia de temáticas, tendo sido apresentadas pelos oradores convidados (Pe. Miguel Peixoto, Pe. Filipe Rosa, Pe. Luciano Moreira e Pe. Diamantino Alvaíde). Estes encontros, tiveram como objetivo despertar a curiosidade, o ensinamento e a (re)descoberta da Palavra de Deus, na vida de cada um de nós, batizados.

O encerramento dessa semana, ficou a cargo do orador D. António Couto, bispo da nossa diocese, que comentou o trecho bíblico de S. João, capítulo 6, versículo 12 “recolhei os pedaços que sobraram”, que norteia a orientação pastoral deste ano na nossa diocese.

Estes encontros permitiram familiarizarmo-nos com a Palavra que nos traz vida, libertação e salvação.

A Eucaristia de domingo foi um coroar dessa semana, onde fomos convocados a abrir os ouvidos e o coração à Palavra. O âmago em torno do qual se desenrolou toda a dinâmica foi o excerto “vinde e farei de vós pescadores de homens”, retirado do Evangelho do dia (Mc 1, 14-20). Os elementos escolhidos para a construção do cenário, foram: o barco, com a respetiva rede e a Bíblia. Pelo corredor da igreja, foram colocados pés, simulando passos, com palavras chave a aceitarmos o convite de Jesus.

Os catequizados receberam solene e publicamente a Bíblia, das mãos do nosso pároco, Pe. Filipe Rosa, assumindo o compromisso com a Palavra de Deus. Cada um foi chamado a pronunciar o seu compromisso, dizendo: “A Vossa Palavra Senhor, é farol dos meus passos e luz dos meus caminhos.”

Esperemos que doravante, estas crianças, olhem para a Bíblia como PALAVRA de vida, transformadora e reveladora do amor de Deus por nós. Que seja luz nos seus caminhos.

Parafraseando D. António “nós somos a luzinha acesa à beira do sacrário”, que essa luzinha nunca se apague, para nenhum de nós.

Sejamos mensageiros e testemunhas da Palavra de Deus, ao mundo.


As catequistas do grupo de 4 ano de catequese, in Voz de Lamego, ano 94/12, n.º 4740, de 31 de janeiro de 2024.

Deixe um comentário