No passado dia 21 de janeiro, 3.º Domingo do Tempo Comum, na paróquia de São João Batista, em São João da Pesqueira, realizou-se a Festa da Palavra, dos grupos do 4.º ano, de catequese.
Cumulativamente, celebrou-se ainda, o 5.º domingo da “Palavra de Deus” (Aperuit illis, 3), instituído pelo Papa Francisco.
Na semana que antecedeu, este acontecimento, a paróquia promoveu encontros com a Bíblia, onde foram abordadas uma panóplia de temáticas, tendo sido apresentadas pelos oradores convidados (Pe. Miguel Peixoto, Pe. Filipe Rosa, Pe. Luciano Moreira e Pe. Diamantino Alvaíde). Estes encontros, tiveram como objetivo despertar a curiosidade, o ensinamento e a (re)descoberta da Palavra de Deus, na vida de cada um de nós, batizados.
O encerramento dessa semana, ficou a cargo do orador D. António Couto, bispo da nossa diocese, que comentou o trecho bíblico de S. João, capítulo 6, versículo 12 “recolhei os pedaços que sobraram”, que norteia a orientação pastoral deste ano na nossa diocese.
Estes encontros permitiram familiarizarmo-nos com a Palavra que nos traz vida, libertação e salvação.
A Eucaristia de domingo foi um coroar dessa semana, onde fomos convocados a abrir os ouvidos e o coração à Palavra. O âmago em torno do qual se desenrolou toda a dinâmica foi o excerto “vinde e farei de vós pescadores de homens”, retirado do Evangelho do dia (Mc 1, 14-20). Os elementos escolhidos para a construção do cenário, foram: o barco, com a respetiva rede e a Bíblia. Pelo corredor da igreja, foram colocados pés, simulando passos, com palavras chave a aceitarmos o convite de Jesus.
Os catequizados receberam solene e publicamente a Bíblia, das mãos do nosso pároco, Pe. Filipe Rosa, assumindo o compromisso com a Palavra de Deus. Cada um foi chamado a pronunciar o seu compromisso, dizendo: “A Vossa Palavra Senhor, é farol dos meus passos e luz dos meus caminhos.”
Esperemos que doravante, estas crianças, olhem para a Bíblia como PALAVRA de vida, transformadora e reveladora do amor de Deus por nós. Que seja luz nos seus caminhos.
Parafraseando D. António “nós somos a luzinha acesa à beira do sacrário”, que essa luzinha nunca se apague, para nenhum de nós.
Sejamos mensageiros e testemunhas da Palavra de Deus, ao mundo.
As catequistas do grupo de 4 ano de catequese, in Voz de Lamego, ano 94/12, n.º 4740, de 31 de janeiro de 2024.