HomePessoasFaleceu o amigo, Pe. Zé Guedes (1946-2024)
Pessoas

Faleceu o amigo, Pe. Zé Guedes (1946-2024)

Aos 77 anos faleceu o Reitor de Almacave, Monsenhor José Pinto Rodrigues Guedes. Sabíamos dos problemas de saúde por que passava, mas longe de pensar que o desfecho fosse este e tão rápido.

Colocado na Paróquia de Santa Maria Maior de Almacave em finais da década de 1980, desde logo se tornou uma figura prestigiada e relevante na Sociedade Lamecense. Na hierarquia sacerdotal foi Cónego e Monsenhor, para além do título de Reitor de Almacave. No entanto, os paroquianos, e tantos outros, apenas o tratavam por Padre Zé Guedes, que ele não desvalorizava. Era assim o Padre Zé Guedes, na sua conduta diária, acessível, generoso e cordial, que a todos atendia, desde o cidadão mais humilde ao mais influente da sociedade!

Almacave e a cidade de Lamego ganharam um cidadão de uma dimensão humana admirável, que todos sentiam e apreciavam. Sem meias palavras, com a sua voz poderosa e empolgante, nos convívios ou nas Homilias, tinha o dom da oratória que a todos “prendia”. Sem preconceitos, acompanhava os seus Amigos nas mais diversas manifestações de índole espiritual ou social, sem nunca desacreditar a sua condição de sacerdote.

Na sua passagem pela nossa cidade, que também era dele desde os tempos do Seminário, para além de sacerdote representou e desempenhou as mais diversas funções em Instituições da nossa cidade, com total entrega e generosidade! Pela sua maneira de ser ele era um pacificador em situações por vezes complicadas que pareciam inconciliáveis.

Foi sem surpresa que o seu funeral concentrou uma multidão que se quis despedir daquele que deixou obra material e um rasto de simpatia, generosidade e dedicação na sua missão terrena. Para além do nosso Bispo, D. António Couto, do Cardeal D. Américo Aguiar, e do Bispo auxiliar do Porto, D. Joaquim Dionísio, um número incontável de Sacerdotes locais e de outras paróquias, representantes de Instituições e Gente anónima da cidade e de longe encheram a igreja das Chagas, a Sé Catedral e depois na sua terra natal, Fontelo de S. Domingos, onde foi a sepultar.

O Padre Zé Guedes partiu. Ficam as saudades das suas ações como membro da igreja de Cristo e de Cidadão Honorário de Lamego. Agora, têm a palavra aqueles a quem compete HONRAR A SUA MEMÓRIA e reconhecer a sua passagem pela nossa cidade.

Descanse em paz, Amigo Monsenhor José Pinto Rodrigues Guedes.


João Duarte Rebelo “Festa”, in Voz de Lamego, ano 94/30, n.º 4758, de 12 de junho 2024.

Deixe um comentário