O Agrupamento de Escolas de Resende realizou a cerimónia de entrega dos Prémios de Excelência e de Mérito e Valor, referentes ao ano letivo transato 2021/2022, no dia 15 de outubro, no Auditório Municipal de Resende, em duas sessões: a primeira, de manhã, contemplando o 2.º ciclo e o 7.º e 8.º anos e, a segunda sessão, à tarde, abarcando o 9.º ano e ensino secundário.
Nas cerimónias foram entregues dois tipos de prémios:
– Os Prémios de Excelência que reconhecem os alunos que revelaram excelentes resultados no final do ano letivo, uma distinção que assenta, única e exclusivamente, no mérito académico dos alunos.
– Os Prémios de Mérito e Valor que valorizam os alunos que demonstraram excelentes atitudes cívicas e sociais. Esta distinção é apenas de natureza cívica e reconhece alunos que, no final de cada ano letivo, se distinguiram pelo seu desempenho ao nível das condutas de cidadania e pela participação, destacadamente ativa, em iniciativas, projetos e/ou clubes das escolas do Agrupamento.
Este ano, receberam o Prémio de Mérito e Valor o aluno Bruno Oliveira (3.º lugar no Concurso Nacional de Leitura), a turma do 8.º E (inclusão, tolerância e respeito) e o Clube de Canoagem (mérito desportivo).
Aos premiados foi atribuído um certificado, um livro oferecido pela Porto Editora e Areal Editores, um pin com o logótipo do Agrupamento e, aos finalistas, um logótipo em pano bordado. No caso dos Prémios de Mérito e Valor foi atribuída uma peça de cerâmica produzida pelos alunos da Oficina das Artes e nas aulas de Educação Tecnológica.
Na sessão da tarde, ocorreu, também, a entrega simbólica de um cheque no valor de 2607,49 euros, ao vice-presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Dr. Manuel Pedro Magalhães, para apoiar a população afetada pelo conflito na Ucrânia, valor arrecadado na Feira das Culturas, ocorrida no dia 25 de maio.
Paulo Sequeira, in Voz de Lamego, ano 92/48, n.º 4678, 26 de outubro de 2022