A comunidade das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena em Castro Daire, hoje, dia 1 de setembro, está em festa pois acolhe no seu seio duas irmãs jovens, tornando a comunidade multicultural. A celebração dominical foi o momento para a sua apresentação oficial, realizado pela Irmã Alzira Rodrigues, atual provincial, na celebração presidida pelo Padre Miguel. A Irmã Celeste Dias e a Irmã Silvina Botelho já presentes nesta vila, receberam com muita alegria a Irmã Juliana Santos e a irmã Madalena Ester Muaca formando a nova comunidade de inserção. A irmã Juliana é natural de Timor encontrando-se na fase inicial da sua formação. A Irmã Madalena, angolana (Cabinda), já professa continua a sua formação.
A Missão das Irmãs em Castro Daire, desde 1976, data da fundação, procurou apoiar a comunidade sacerdotal então presente e as pessoas da vila e aldeias da paróquia. Procuram também ser presença e sinal do Cristo Vivo junto das pessoas através da Celebração da Palavra, distribuindo a Eucaristia nos lares, ajudando na catequese e são presença junto das famílias em luto.
Na Capela da Comunidade, o Sacrário está colocado numa cruz em forma de portas abertas, como sinal da missão das Irmãs nesta Diocese de Lamego. São, e tentam ser, o colo materno sempre disponível para colher os seus filhos espirituais.
Tal como a Venerável Madre Teresa de Saldanha, nossa fundadora, a nossa vida é vivida a “Fazer o bem, sempre e em qualquer circunstância”.
Se sentes o apelo de entregar a tua vida à causa do Evangelho não hesites a te doares a Jesus seguindo as pegadas de S. Domingos, Santa Catarina de Sena e a Venerável Madre Teresa de Saldanha.
Rezem por nós, pois a todos temos junto do Sacrário.
Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, in Voz de Lamego, ano 94/40, n.º 4768, de 4 de setembro de 2024.