HomeCulturaDocumentário – “Procissão de Triunfo”
CulturaReligião

Documentário – “Procissão de Triunfo”

No passado dia 30 de agosto, no adro do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, pelas 18h30, foi apresentado o documentário sobre a célebre “Procissão de Triunfo”.

Este documentário é uma das peças principais, que irá integrar a candidatura deste evento a património em Portugal. Trata-se da sua inscrição na matriz do património cultural imaterial em território português, condição necessária para depois se poder fazer uma eventual candidatura a Património Imaterial da Humanidade à UNESCO.

O documentário tem uma duração de 47 minutos, estando dividido em duas partes, uma em que se traça a História desde a génese do culto em honra de Santo Estêvão e de N. S. dos Remédios e uma segunda parte com a realização da famosa reunião de 15 de agosto de 1894, ano em que pela primeira vez que se realizou a “Procissão de Triunfo” até aos nossos dias.

No que à procissão diz respeito foram recolhidos cerca de 30 depoimentos de pessoas que de uma ou de outra forma estão ligadas a este evento, desde a organização, figurantes, tratadores/condutores dos bois, guarda-roupa, comerciantes e espectadores de Lamego e das redondezas.

O documentário exibe pela primeira vez documentos medievais da fundação do culto ao Santo Estêvão, embrião do culto à N. S. dos Remédios e dá como data da fundação destas festividades o dia 3 de agosto de 1354 (ficando de forma definitiva ultrapassada a data e dúvida existente do ano de 1361).  Documentos arquivados na Torre do Tombo e na Biblioteca Municipal de Viseu atestam hoje, para satisfação de todos, que no ano de 1354 já existia no Monte dos Fragões (depois Monte de Santo Estêvão) uma capela com evocação a este santo e das procissões que a ele se faziam: 3 de agosto (há 669 anos) e 26 de dezembro.

Estiveram presentes na cerimónia o Sr. Eng Francisco Lopes, em representação do Município, o Capelão do Santuário – Pe. João Teixeira, o Sr. Pe. Albano Cardoso e Sr. Manuel João Canelas (atuais dinamizadores e organizadores da procissão), o Juiz da Real Irmandade de N. S. dos Remédios – Pe. Filipe Pereira e o autor do documentário Fernando Cabral. Também estavam presentes inúmeras figuras públicas das diversas instituições políticas, civis, militares e religiosas, para além de cerca de duas centenas de pessoas.

Está de parabéns a Real Irmandade de N. S. dos Remédios e o seu autor, bem como a equipa que prepara a candidatura da procissão a Património da Humanidade, que seja coroada de sucesso esta iniciativa, levando mais longe e mais alto o nome de Lamego e deste já grande património que é a “Procissão de Triunfo”.


Fernando Cabral, in Voz de Lamego, Ano 93/42, n.º 4722, de 20 de setembro de 2023

Deixe um comentário