HomePessoasDinâmica quaresmal interparoquial
PessoasReligião

Dinâmica quaresmal interparoquial

No espaço pastoral de Trevões, Castanheiro do Sul, Várzea de Trevões, Espinhosa e Pereiro, a quaresma de 2025 está a ter uma “tonalidade jubilar”. O ambiente é, claro, de escuta atenta e de natural preparação para as festas pascais. Não obstante, em diálogo com os conselhos económico-pastorais, foi pensado um itinerário “domingo a domingo” envolvendo as 5 comunidades.

Escolheu-se, portanto, os domingos da quaresma, pelas 16:00h, para viver este caminho conjunto. Optou-se pela modalidade “interparoquial” por vivermos hoje tempos diferentes, de maior mobilidade, até de maior conforto, permitindo dinamismos outrora impossíveis. Basta comparar os nossos dias com duas/três décadas atrás para, por exemplo, percebermos que atualmente muitíssimas mais pessoas têm viatura própria. Sendo estas 5 comunidades relativamente pequenas, em cada uma delas existe, hoje, uma sala com boas condições para receber grupos, há entidades como uma comissão de festas, uma associação, uma instituição, uma junta de freguesia, etc, que de forma generosa e empenhada estão dispostas a colaborar em tudo o que lhes é pedido; colaboração esta, diga-se, muito interessante para desenvolver relações de proximidade (sinodalidade?).

Posto isto e com muito desejo de caminhar “juntos na esperança”, como diz o lema da mensagem do Papa Francisco para esta quaresma, damos nota de que os dois primeiros encontros tiveram uma generosíssima adesão e tornamos público o restante programa, reforçando o convite que é feito a cada domingo, na Eucaristia.
No passado dia 16 foi exibida a primeira parte do filme “Silêncio” na sala da junta de freguesia de Castanheiro do Sul. A comissão de festas preparou um belo lanche para o final e aqueles que foram contribuíram com o que desejaram, revertendo o lucro para a mesma comissão.
No dia 23, desta vez em Várzea de Trevões, também na sala da junta de freguesia, viu-se o resto do filme e houve uma pequena troca de ideias no final. O encontro terminou também com lanche farto, desta vez oferecido pela junta de freguesia e mais alguns elementos da comunidade. As ofertas destinaram-se à associação / comissão de festas.

No próximo domingo haverá uma pausa pois será dia de reconciliação.

Retomar-se-á o ritmo no dia 5, excecionalmente, pelas 21:00h na igreja de Trevões. Estará presente o grupo “Mc 16, 15” com o padre Damasceno, para dinamizar uma oração de Via-Sacra cantada e pintada.
Logo no dia seguinte, domingo, dia 6 e já na hora habitual há encontro marcado na Espinhosa com o diácono Tiago Torres para um tempo de reflexão.
Dia 13, Domingo de Ramos, esperando que seja um dia com clima favorável, haverá, no Pereiro, celebração de Via-Sacra com as estações pelo itinerário existente.
Para todos, uma boa caminhada quaresmal, com Fé, Caridade e empurrados pela Esperança!


Pe. Diogo Martinho, in Voz de Lamego, ano 95/20, n.º 4797, de 2 de abril 2025

Deixe um comentário