Sabemos, infelizmente, que todos os dias acontecem atos de violência, abandono, abuso, maldade sobre crianças… a cada minuto que passa, muitas crianças sofrem de alguma maneira. O pior, a grande maioria dos sofrimentos acontece nas mãos de quem os devia proteger… pais, familiares, educadores, cuidadores.
As crianças são do mais belo que há no mundo, seres frágeis que nos ensinam a ser puros, a ver a beleza das coisas simples, a ver o melhor em cada situação.
As crianças são a riqueza do nosso futuro, diamantes em bruto que devem ser bem lapidados para se tornarem boas pessoas no futuro e, consequentemente, também elas poderem ser bons pais e criar bons filhos.
Fomos inundados por notícias chocantes por estes dias, a violência que aumenta a cada dia, abusos descobertos em inúmeras situações, abandono premeditado, crianças que não se conseguem alimentar de forma saudável… todas estas situações nos ferem de forma profunda. Nunca, na cabeça de um bom cristão, de uma boa pessoa, seriam situações possíveis de acontecer num mundo tão avançado em tantas coisas!
Muitos não crentes utilizam estas situações para fazer crer que se Deus existisse estas situações não aconteceriam.
Quem provoca o mal são as pessoas na sua liberdade que lhe foi atribuída.
Mas, Deus existe… e nestas situações Ele é visível… em todos aqueles que estão atentos e denunciam casos às autoridades, em todos aqueles que colaboram na detenção dos malfeitores, em todos quantos colaboram com instituições de solidariedade e partilham com quem precisa, naqueles que acodem a quem lhes pede auxílio.
No meio de todo este lado negro, nas nossas orações, para além de incluir aqueles que sofrem, não nos podemos esquecer de dar graças por todos quantos ajudam os mais vulneráveis e necessitados, mas também, por todos aqueles que agem mal.
Todos os que cometem más ações precisam, e muito das nossas orações, para que o seu coração deixe de ser uma pedra! Obviamente que é difícil, porque todas estas maldades e malfeitores não são passíveis de obter compreensão por parte de ninguém, tudo é surreal e demasiado chocante, mas só tentando orar por esta revolução interior é possível atenuar a disseminação do mal. Não nos cabe a nós julgar seja quem for apenas, orar e agir segundo os ensinamentos do Senhor!
As crianças devem ser protegidas e educadas com bons valores, é aqui que temos um papel preponderante. Todas aquelas crianças que são maltratadas, seja de que forma for, no futuro, agirão de forma semelhante, porque tudo isso será o seu normal, não conhecem outra realidade!
É através de uma intervenção precoce, enquanto comunidade, que podemos projetar o futuro. Estar atentos a cada criança, denunciar cada suspeita, e evitar que apenas conheçam o lado negro do mundo em que vivemos.
Sejamos boas pessoas e bons exemplos para cada ser, seja mais velho ou mais novo, saibamos seguir o caminho do Senhor, mostrar que é possível ser amor, ainda que no meio de tanto terror.
Raquel Assis, in Voz de Lamego, ano 96/27, n.º 4852, de 27 de maio de 2026



