Dentro da Luz. Um itinerário para compreender a mensagem de Fátima
“Que luz imensa brilhou, a partir de Fátima, em 1917! O mundo, cem anos mais tarde, precisa de uma luz assim” (Ângela de Fátima Coelho)
A irmã Ângela Coelho, para além de ser licenciada em Ciências Religiosas e em Medicina, é religiosa da Aliança de Santa Maria e dedica muito do seu tempo ao estudo e à divulgação da mensagem de Fátima.
O seu livro “Dentro da Luz. Um itinerário para compreender a mensagem de Fátima” insere-se nessa atividade de divulgação, e é, na realidade, um excelente guia para a compreensão da mensagem que Nossa Senhora veio comunicar ao mundo através dos três Pastorinhos e que vale bem a pena conhecer. É bem verdade o que a autora escreve: “Que luz imensa brilhou, a partir de Fátima, em 1917! O mundo, cem anos mais tarde, precisa de uma luz assim.”
Nesta obra, a irmã Ângela manifesta duas intenções principais: provar que os discursos da Virgem Maria estão alinhados com a fé cristã e mostrar como devemos viver segundo esses discursos.
No que respeita ao primeiro destes objetivos, salienta-se a estreita relação entre Fátima e a Eucaristia, desde logo patente nas aparições do Anjo (preparatórias das de Nossa Senhora), que se apresenta com a hóstia, o cálice e o sangue de Cristo.
Fátima também está ligada ao amor de Deus por nós. Podemos confirmar isso numa das frases proferidas pelo Anjo: “Os corações de Jesus e de Maria têm sobre vós desígnios de misericórdia”. Como escreve a irmã Ângela, “Fátima é uma garantia de que Deus não está longe; de que Deus está ainda comprometido connosco; de que, mesmo quando a nossa liberdade nos leva a estas tragédias (a autora refere-se à segunda guerra mundial), Ele não nos abandona, nem ao seu povo, nem à sua Igreja. […] Isso não significa que Ele nos priva do sofrimento. Ele também não retirou a cruz a Jesus. […] Mas o Pai estava lá com Ele”.
Quanto à vivência da mensagem, refira-se o exemplo de vida dos Pastorinhos: adoração eucarística (a companhia ao “Jesus escondido”, como S. Francisco Marto costumava dizer); ações de reparação; preocupação com a salvação dos pecadores, que se traduzia na oração e no sacrifício; confiança total em Deus; participação frequente na Santa Missa, que é, e citamos de novo a irmã Ângela, “um momento em que ancoramos a nossa vida espiritual em Deus, em que intercedemos pelos outros, agradecendo simultaneamente ao Senhor pelos muitos dons que Ele nos dá”.
A citação que se segue mostra bem o modo como as três crianças puseram em prática o que ouviram: “Se, misteriosamente, os textos do Anjo da Paz e de Maria desaparecessem do mundo e tudo o que restasse do acontecimento de Fátima fossem as biografias dos Pastorinhos antes e depois das aparições, o núcleo da mensagem de Fátima não se perderia. Ali estaria, guardado com simplicidade na vida das suas testemunhas”.
O livro faz ainda referência aos segredos de Fátima e ao seu valor teológico, simbólico e profético.
Os aspetos referidos não esgotam a riqueza da obra. Vale, pois, a pena lê-la para apreender toda a sabedoria que ela contém e que nos permitirá aproximarmo-nos de Deus e corresponder à sua vontade.
Margarida Dias, in Voz de Lamego, ano 94/01, n.º 4729, de 8 de novembro de 2023.