No dia 25 de Abril de 2025, o Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes marcou presença numa emocionante homenagem aos ex-combatentes do concelho de Armamar, num evento que reuniu solenidade, memória e união.
Organizado por três dedicados ex-combatentes – João Domingos, José Maria e António Monteiro –, a cerimónia contou com mais de uma centena de participantes, incluindo ex-combatentes, familiares, autoridades locais e membros da comunidade, todos unidos em tributo à coragem daqueles que serviram a Pátria. Programa do Evento:
10h30: Concentração junto aos Paços do Concelho;
11h00: Missa na Igreja Matriz, em sufrágio dos 13 combatentes de Armamar falecidos no Ultramar;
12h00: Cerimónia no Monumento aos Ex-Combatentes, com deposição de duas coroas de flores e interpretação do Hino Nacional pela Banda de Música de Armamar e cantado por todos os presentes.
O Coronel Joaquim Camilo Monteiro, Vice-Presidente do nosso Núcleo, dirigiu o momento solene, destacando “o sacrifício e a resiliência dos combatentes, cujo legado permanece como pilar da nossa liberdade”.
Estiveram também presentes diversas entidades, como o Presidente da Assembleia Municipal, Rui Dionísio, a Vereadora da Cultura, Cláudia Damião, e o Presidente da Junta de Freguesia, Afonso Gouveia. No final a vereadora enalteceu a importância de honrar a memória e transmitir às novas gerações o valor da liberdade conquistada.
O evento terminou com um almoço convívio no Restaurante Mercantil, onde 70 participantes partilharam histórias e celebraram a camaradagem que une todos os combatentes.
Um dia de profundo significado, que reforça o nosso compromisso com a memória e a gratidão!”
in Voz de Lamego, ano 95/24, n.º 4801, de 30 de abril 2025



