HomePessoasComandante Militar dos Açores é de Lamego
Pessoas

Comandante Militar dos Açores é de Lamego

O Brigadeiro-General Silva Ferreira é o novo Comandante da Zona Militar dos Açores

Realizou-se, 12 de dezembro, a Cerimónia de Tomada de Posse do novo Comandante da Zona Militar dos Açores, Brigadeiro-General Jorge Filipe da Silva Ferreira, substituindo no cargo o Brigadeiro-General Costa Santos.

A Cerimónia, presidida pelo Representante da República para a Região Autónoma dos Açores, Embaixador Pedro Catarino, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão, teve como momentos mais marcantes a Assinatura do Termo de Posse, a entrega do Estandarte Nacional da Zona e a Imposição do Escudo de Armas pelo Comandante cessante.

O Brigadeiro-General Silva Ferreira ingressou na Academia Militar em 1987, tendo sido promovido ao atual posto em novembro de 2024.

Desde sempre a honrar Portugal!

Biografia e curriculum vitae

O Coronel de Cavalaria Jorge Filipe da Silva Ferreira nasceu em Lamego, em 1969, e foi promovido ao atual posto em 21 de outubro de 2019. Está habilitado com o Curso de Cavalaria da Academia Militar e o Curso de Estado Maior Conjunto. Possui ainda outros cursos, dos quais se destacam o Armour Officer Advanced Course e o Cavalry Leaders Course em Fort Knox, Kentucky nos Estados Unidos da América, o Nato Expeditionary Operations Course na escola NATO em Oberammergau e uma PósGraduação em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa. Ao longo da sua carreira prestou serviço no Regimento de Cavalaria n.º 6, na Escola Prática de Cavalaria, no Quartel-general da Brigada de Intervenção e na Direção de Administração de Recursos Humanos. Ao longo da sua carreira foi Comandante de Pelotão, Comandante de Esquadrão e Comandante de Grupo. Chefiou ainda diversas seções de Estado-maior (Pessoal, Logística e Operações, Informações e Segurança), foi 2.º Comandante do Regimento de Cavalaria nº 6, Chefe do Estado-maior da Brigada de Intervenção, Chefe da Secção de Gestão de Oficiais da Repartição de Pessoal Militar e no último ano chefiou a Repartição de Recrutamento da Direção de Administração de Recursos Humanos. Em termos de missões fora do Território Nacional destacam-se: uma missão de Cooperação Técnico Militar em Angola no Regimento de Polícia do Exército de junho de 1994 a março de 1995; participação em quatro (04) Forças Nacionais Destacadas, nomeadamente no 1,º semestre 2000 no Kosovo como Adjunto do Oficial de Operações e Oficial de Segurança do Agrupamento Charlie/BLI, no 1.º Semestre 2001 em Timor como Comandante do Esquadrão de Reconhecimento/2BI/BLI,  no 1.º Semestre 2004 em Timor como Oficial de  Logística do Agrupamento HOTEL/BLI e no 1.º Semestre de 2015 foi Comandante da Força Nacional Destacada no TO do Kosovo. Esteve ainda colocado no Quartel General da EUROFOR/Florença de janeiro de 2008 a junho de 2011 como CurrentOps Officer. Possui diversas condecorações nacionais e estrangeiras de entre as quais se destacam Comendador da Ordem Militar de Avis, três medalhas de Serviços Distintos grau prata, Medalha de Mérito Militar 2.ª classe, a Cruz de S. Jorge 3.ª classe e a Medalha de D. Afonso Henriques 2.ª classe.


in Voz de Lamego, ano 95/6, n.º 4783, de 18 de dezembro de 2024

Deixe um comentário