HomeCrónicasColorir o mundo
Crónicas

Colorir o mundo

“Coisas lindas para colorir o mundo nunca são de mais”.

Foi esta a frase que uma senhora me disse, com um sorriso, quando terminei de apresentar o meu novo livro a um grupo de crianças numa festa de aniversário.

Ainda que bastante singelas, estas palavras ecoaram no meu coração e levaram-me a refletir!

Efetivamente, nunca são de mais as ações que fazemos para colorir o mundo, por muito que sejam pequenas e, aparentemente, sem importância de maior. Pode ser o abraço que damos a um amigo, o sorriso que oferecemos a um estranho, um prato de comida oferecido a alguém com fome ou até mesmo um livro com uma boa história: todas estas simples ações podem ser a paleta que vai colorir o mundo de alguém.

Atualmente, à nossa volta, já existem demasiados tons cinzentos e escuros. Somos diariamente expostos a tragédias e a más notícias, a tal ponto que podemos chegar a perder a fé no mundo e nos Homens… Contudo, eu tenho a profunda crença de que, dentro de nós, existem centenas de tons com os quais podemos colorir a nossa vida e a dos outros e assim, pincelada atrás de pincelada, vamos também conseguindo colorir o mundo à nossa volta.

Por isso, espero que este texto e as minhas palavras possam servir como um incentivo à procura das cores da vida. Se o vosso mundo estiver demasiado cinzento, porque não pintá-lo de amarelo, verde ou azul? Basta sorrires, dares um abraço, fazeres uma boa ação, partilhares uma história ou ajudares alguém que precise!

Só tens de decidir: com que cores queres pintar a tua vida?


Ana Isabel Fonseca, in Voz de Lamego, ano 94/25, n.º 4753, de 8 de maio 2024.

Deixe um comentário