No dia 20 de agosto, realizou-se o Encontro anual “Reviver a Aldeia” que incluía no programa uma caminhada matinal, no espaço físico da União de freguesias de Bigorne Magueija e Pretarouca, promovida pela Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural sedeada em Magueija.
Motivados pelo anseio do reencontro e união entre conterrâneos e amigos e o desejo de recordar, in loco, um passado cheio de sonhos e alegrias, vivido por muitos durante a sua meninice e juventude, tornou possível a comparência de tão numeroso número de pessoas no encontro “Reviver a Aldeia”.
A caminhada teve o seu início em Bigorne, passou por Ribabelide, Pretarouca, Portela, A-de-Ferreira, Santiago terminando na sede da Associação, em Magueijinha.
Durante a caminhada, a temperatura estava normal para a época e uma brisa corria na atmosfera, refrescando o nosso corpo e a nossa mente. O grupo, formado por pessoas de diferentes idades, não se dispersou, pelo que não houve fugitivos, mas sim um espírito de camaradagem e companheirismo.
Neste convívio saudável e harmonioso, esteve presente o nosso “pastor”, Rev.mo Padre Hermínio, que soube unir e conduzir as suas “ovelhas” por caminhos e carreiros até ao final do encontro.
Grande número de pessoas foram solidárias na aquisição duma camisola, que vestiram na caminhada, cujo valor monetário reverteu para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
No final fomos surpreendidos com um saboroso almoço, servido no salão da casa paroquial, no qual a Câmara Municipal de Lamego se fez representar pela vice-presidente Dra. Catarina Ribeiro.
Parabéns a todos os participantes, Direção e colaboradores pela forma sublime como correu este evento, cujo objetivo foi “Reviver a Aldeia” através da prática do exercício da atividade física/caminhada.
Bernardete Oliveira, in Voz de Lamego, ano 92/39, n.º 4670, 24 de agosto de 2022
Mais fotos no Facebook da Associação ADSC Magueija