São 4 jovens cheios de talento, nascidos no Território do Douro, uniram-se pela música e a Região começa a saber quem são os Barc’Àvela. Uma sonoridade muito atual, com mensagens de amor que o público já gosta de entoar nos seus concertos ao vivo. “Volta Para Mim” é o single que chega, já, esta semana e vem acompanhada de videoclip. Estará disponível em todas as plataformas de música digital no dia 4 de abril.
Chegaram às redes com os primeiros singles “Como sempre”, “Bailar”, “Se um dia” e “Promessas” os originais que os fizeram pisar os primeiros palcos. “Volta Para Mim” é o single que chega, já, esta semana e vem acompanhada de videoclip. Estará disponível em todas as plataformas de música digital no dia 4 de abril.
Mas afinal quem são os Barc’Àvela que navegam à conquista de um lugar ao sol na música Portuguesa?
Tiago Sousa (voz e Guitarra), Alex Santos (voz), Pedro Monteiro (teclas) e Cristiano Aguiar (baixo) são os elementos, que compõem a banda Barc’Àvela, têm entre os 26 e os 29 anos, e estão a inspirar e a levar boa música ao interior do País. Nascidos entre Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Penedono e Lamego a banda já conta com três originais e muitos seguidores nas redes sociais. Os videoclips enaltecem o Património do Douro e por isso elevam-se, os jovens, a embaixadores desta Região Património da Humanidade.
Foi em 2021, que os futuros Barc’Àvela se juntaram com a ideia de criar uma banda. Por essa altura. Tiago, Pedro e Cristiano, eram uma banda de três elementos onde ficava a faltar um baterista, que passado alguns meses foi encontrado, o Alex.
As primeiras quatro músicas foram lançadas, e após um pequeno período à procura de direção, o grupo acaba por alterar a sua forma, passando o Alex a ocupar o lugar de 2º vocalista/compositor deste projeto. Toda a mudança começou pelo lançamento do primeiro cover em formato “Reels” para lançar nas redes sociais. O sucesso foi imediato e “A partir daí vimos um caminho diferente, tanto na forma como nos apresentamos, como a nível de sonoridade. Podemos dizer que foi também nessa fase que começamos a ver Barc’Àvela como um projeto sólido e onde nos focamos de corpo e alma”, refere Alex. O, também, vocalista da banda conta-nos que “em viagem foram procurando nomes para a banda e quando surgiu Barc’Àvela, todos acharam que era uma ideia que lhes fazia mais sentido e por isso ficou”.
Humildes, profissionalismo e muita dedicação, fazem deste caminho difícil, mais prazeroso. As novidades não se ficarão por aqui ao lingo deste ano de 2025, mas preferem não revelar já e surpreender o público que já conquistaram e os que ainda virão.
Andreia Gonçalves, in Voz de Lamego, ano 95/20, n.º 4797, de 2 de abril 2025