HomeDesportoAntónio Santos – antigo atleta do SC Lamego
DesportoPessoas

António Santos – antigo atleta do SC Lamego

Mais um companheiro de futebol do SC Lamego, António de Jesus Santos, que nos deixa. Faleceu no passado domingo, depois de bastante tempo a padecer de doença complicada. O “Santos do Turismo”, como era conhecido no meio local, já aposentado, desempenhou actividade profissional como técnico de Turismo da CM Lamego, durante muitos anos. Nesta actividade frequentou e desenvolveu as mais diversas acções, pelo país e estrangeiro, de promoção e divulgação das potencialidades da nossa cidade e região. 

Como desportista, o António Santos foi um jovem promissor que representou o FC Porto no escalão de Juniores. Já sénior, ainda experimentou o profissionalismo, uma época no GD Chaves. Mas, pelo seu bairrismo seria em Lamego que deu continuidade à carreira desportiva, onde jogou durante 13 temporadas. Na equipa desempenhava qualquer lugar no sector defensivo, onde aplicava todas as suas capacidades físicas e técnicas.

Fomos companheiros nesses jogos, formando dupla de centrais algumas vezes, onde ele não regateava esforços na defesa da camisola verde/branca da cidade de Lamego. Pelo seu espírito de luta e maneira de encarar as contingências do jogo, o Santos era de “antes quebrar que torcer”, com força, entrega e lealdade. Porque era um apaixonado pelo Futebol, também alinhou e fomentou os jogos de veteranos do SC Lamego. Desempenhou, ainda, o cargo de Treinador em Moimenta da Beira, Sernancelhe e Resende.

Aos seus Filhos e demais Familiares, as minhas sentidas condolências.

Descansa em paz, amigo e companheiro, António Santos.


João Duarte Rebelo “Festa”, in Voz de Lamego, ano 96/24, n.º 4849, de 6 de maio de 2026

Deixe um comentário