HomeDestaquesEditorial: Alegra-te, Ele está contigo!
DestaquesEditorial

Editorial: Alegra-te, Ele está contigo!

No ano de 2019, no final da Jornada Mundial da Juventude, no Panamá, foi anunciada para Lisboa a edição seguinte, a acontecer em agosto do corrente ano. O santo Padre, a seu tempo, propôs o lema: Maria levantou-se e pôs-se apressadamente a caminho (Lc 1, 39). O lema aglutinou a reflexão, o logotipo, o hino, presidiu a planos pastorais, tempos de oração e de formação.

O quadro é de todos conhecido. Na Anunciação do Anjo, Maria toma conhecimento que a Sua prima Isabel se encontra grávida há já seis meses. Terminado o diálogo com o Anjo, revela o evangelista, Maria levantou-se e foi apressadamente em direção a uma cidade da Judeia ao encontro de Isabel. O primeiro intento é levar a Boa Nova. O bom senso de Maria faz com que silencie o que tinha acabado de escutar. Porém, sabendo que também Isabel foi agraciada por Deus, ela parte na esperança de partilhar tão grande alegria, mesmo sem ter que o revelar em palavras. Há notícias que são tão grandes que não cabem num só coração.

Antes da pressa de Maria, vem o anúncio grandioso de que ela será a Mãe do Filho do Altíssimo. O Anjo surpreende-a e saúda-a: Alegra-te, cheia de Graça, o Senhor está contigo.

Foi este primeiro quadro, o anúncio, que serviu de mote à Missão País que, mais uma vez se estendeu por Portugal, durante uma semana, em diversas localidades. Lançaram sementes, os frutos germinarão nos missionários e nas pessoas que os receberam, segundo os desígnios e os tempos de Deus, contando com a cooperação de cada um.

O projeto tem 20 anos, nasceu em 2023, com três jovens universitários da Universidade Nova de Lisboa, com um duplo propósito: “1. Entregar parte do seu tempo à missão; 2. Ter na sua faculdade algo que os aproximasse de Deus. ​Sendo o seu local de estudo o sítio onde passavam uma grande parte do seu tempo, sentiam a necessidade de aí poderem falar sobre Jesus. Assim, seguindo o exemplo da Grande Missionária – Nossa Senhora – deixam tudo e partem com Cristo por Portugal fora. À primeira vista, poderá não ser claro como uma semana de missão poderia satisfazer tal desejo. ​No entanto, durante a semana de missão, o grupo e a amizade aí criados dão frutos no dia-a-dia da faculdade”.

Em Tabuaço, este foi o “terceiro ano”, que na verdade correspondeu a quarto, sendo que em 2021 a interação foi apenas online. Os três anos correspondem a vários tripés. Atitude porta-aporta: chegada, encontro e despedida; Metas (três anos, três objetivos):  acolher, transformar e enviar; dimensões da missão: pessoal, interna e externa.

Ao longo da semana, e dos três anos, a missão envolve e afeta os missionários, refletindo, questionando e aprofundando a fé, estreitando laços de amizade, que, no regresso à Universidade fortalecem e aprofundam, e as comunidades onde “acampam”, com a presença e o testemunho, a partilha da alegria e da fé, nos lares, creches, escolas, porta-a-porta, colaboração com instituições. Momentos de oração e de reflexão, de convívio e confraternização, deixando marcas que permanecem por muito tempo.

Em Tabuaço, os jovens missionários vieram da FMUC (Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra). Foram dias muito densos de alegria e de proximidade, de testemunho e desafio.

Regressemos ao tema de 2023:

Alegra-te, Ele está contigo

É a primeira palavra do anjo!

Chamados a caminhar para a alegria!

Que alegria? Permanece, traz paz, é simples,

não é barulhenta, loucura de dizer “faça-se”!

Fonte da alegria verdadeira

Confia, não tenhas medo.

És infinitamente amado.

Quem é Ele na tua vida?

Como Maria, fazer nascer Jesus.


Pe. Manuel Gonçalves, in Voz de Lamego, ano 93/14, n.º 4694, 22 de fevereiro de 2023

Deixe um comentário