Uma centena de páginas para compreendermos os contextos e os momentos, a literatura, a cronologia da História da Salvação, o caminho de Deus com o Povo Eleito, desde a criação à libertação, ou melhor, desde a libertação da terra da escravidão, o Egito, até à fé num Deus criador. Histórias de juízes, profetas e reis. A vida entrelaça-se entre povos e entre gerações, entre culturas e buscas religiosas, entre a paz e a guerra, entre a independência e o exílio, entre as conquistas e a submissão. Mas, em todo tempo, assim o entende a Bíblia Sagrada, composta ao longo de mil e cem anos, na descoberta progressiva da omnipotência de um Deus único e pessoal, transcendente e próximo, inalcançável, mas que Se deixa escutar, perceber e que caminha com o Seu povo.
Como subtítulo, o autor, padre Domingos Areais, escolheu “Introdução à História da Salvação”. Esta obra foi “testada” em diversas cadeiras relativas aos diferentes livros da Bíblia. As sebentas elaboradas para aulas foram a base para a edição de um livro com princípio, meio e fim, direcionado, não apenas para estudantes de teologia ou de ciências religiosas, mas acessível para os cristãos, catequistas, agentes de pastoral, ou para quem quer perceber um pouco mais das histórias que a História da Salvação assume ou a eleição de Deus a partir das histórias de pessoas e do povo hebreu, que antes de o ser, se foi constituindo em famílias e em tribos, com relações de parentesco, de amizade, com afinidades culturais e religiosas, com a incorporação ou fusão com outros grupos.
A Bíblia não é uma narração jornalística, nem tem esse propósito, mas resulta da experiência de fé de quem viveu e de quem escreveu, de quem traduziu, ou do povo “bíblico”. Sobre a origens, por exemplo, não se encontra na Bíblia, mais concretamente no livro do Génesis, um tratado científico, mas, através de relatos mitológicos, expressa-se e fixa-se a fé num Deus que salva, num Deus capaz de criar a partir do nada. Com efeito, a história é escrita da frente para trás. A consciência, a fé no Deus Libertador, que através de Moisés, ouvindo o clamor do povo na escravidão do Egito, libertou os hebreus das garras e domínio do Faraó, leva a concluir que se Deus tem poder para libertar, também tem poder para criar. A fé é dom, mas também é caminho, descoberta, amadurecimento. A fé leva a perceber a inspiração, a presença e a proteção de Deus.
O livro está dividido em duas partes, como a própria Bíblia, Antigo e Novo Testamento.
O Antigo Testamento corresponde, por inteiro, à Bíblia dos judeus e relata a criação, as origens do Universo e do ser humano, numa linguagem simbólica, mas com a mensagem firme que a origem de tudo está no amor criador de Deus. Avança para as diferentes alianças que Deus faz e renova com o povo, em Abraão, Isaac e Jacob, com Moisés e nos Juízes, nos Reis e nos Profetas. O povo vai ganhando forma, a religião, a fé judaica amadurece, libertando-se progressivamente de resquícios de crenças e culturas vizinhas. Os profetas, sobretudo em tempo de convulsão, perseguição, dispersão e exílio, alimentam a fé em Deus salvador, procurando manter a identidade cultural e religiosa. No meio da desolação, os profetas são portadores de esperança, anunciando tempos novos, com uma nova e eterna aliança.
O Novo Testamento tem como centro Jesus Cristo, o Messias anunciado pelos Profetas, mas que supera todas as promessas, todas as definições e todas as esperanças. O autor apresenta a cronologia de Jesus, o contexto em que nasceu, cresceu e viveu, a cultura e a sociedade daquele tempo, a política e as contingências nacionais com a perda de independência a favor do império romano… Não esquece a mensagem e particularmente a Sua morte que há desembocar na ressurreição. Segue-se a era apostólica, o nascimento da Igreja, a ação missionária dos apóstolos e as viagens de são Paulo.
O autor:
Nasceu a 30 de agosto de 1966, na freguesia de São Pedro Fins, concelho da Maia, distrito do Porto.
Fez a licenciatura em Teologia e o mestrado em Antropologia Teológica, na Universidade Católica Portuguesa (Porto.
Frequentou o Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Itália). Defendeu a tese de doutoramento, na Faculdade de Teologia da UCP, na especialidade de Teologia Bíblica, em 2020.
Investigador na área das Ciências Bíblicas, domina cinco línguas antigas – grego, hebraico, latim, aramaico e siríaco – e seis modernas – castelhano, francês, inglês, italiano, alemão e japonês; estudou inglês no The International Study Center, em Maynooth (Dublin/Irlanda); a língua japonesa, no Osaka Japanese Language Education Center (Osaca/Japão); e a língua alemã, no Kreuzberg Bonn – Sprachinstitut (Bona/Alemanha).
É, atualmente, padre da diocese do Porto. Foi pároco de S. Pedro Fins e Folgosa (2014-2023), tendo sido nomeado pároco de Ermesinde e Diretor Diocesano da Rede Mundial de Oração pelo Papa (A.O.), em 19 de julho de 2023.
Autor: Domingos Areais
Título: História de Deus com os homens e dos homens com Deus
Subtítulo: Introdução à História da Salvação
Editora: Paulinas Editora
Ano: 2023
Páginas: 136
Livro disponível na Gráfica de Lamego e online na página PAULINAS EDITORA.