HomeDestaques525 anos do Santuário da Lapa
DestaquesRegião

525 anos do Santuário da Lapa

No ano em que completa 525 de fé o Santuário de Nossa Senhora da Lapa recebeu primeira grande peregrinação do ano

No ano em que assinala 525 anos, o Santuário de Nossa Senhora da Lapa, no Concelho de Sernancelhe, recebeu, no dia 10 de junho, a primeira grande romaria do ano. Milhares de pessoas e cerca de 50 paróquias da região acorreram à Lapa e cumpriram a tradição de se encontrarem nos miradouros antes de integrarem a procissão. D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego, presidiu à eucaristia, coadjuvado por cerca de uma dezena de padres e por D. Joaquim Dionísio, Reitor do Santuário da Lapa, recentemente eleito Bispo Auxiliar da Diocese do Porto.

A procissão do Santuário para o recinto campal aconteceu pelas 11:00 horas, e este ano teve como grande novidade a participação dos andores de Nossa Senhora de Ao Pé da Cruz, levado em ombros pelos Bombeiros Voluntários de Sernancelhe, do andor da Senhora da Saúde, de Fonte Arcada, levado pelos Escuteiros, e do andor de Nossa Senhora da Lapa, levado em ombros pelos militares da GNR de Sernancelhe.

Num recinto com notórias melhorias, nomeadamente o calcetamento do acesso ao Altar e a colocação de pedras para suporte das cruzes das paróquias que vieram à Lapa, milhares de peregrinos acompanharam a procissão e a celebração, confirmando este santuário como uma referência mariana no nosso País.

D. António Couto, Bispo da diocese de Lamego, falou da Lapa como “um lugar geoteológico onde Deus e Maria estão mais presentes”. Lembrou que os 525 anos de existência deste Santuário devem-se às “gerações de peregrinos que aqui vieram e mantiveram viva a fé em Nossa Senhora”, neste que é um Santuário “em que nos aproximamos uns dos outros, onde somos capazes de viver com muito mais alegria e com mais saúde”. Por isso, deixou o apelo para que aprendamos a “ser mais simples e mais humanos”.

O Bispo da Diocese de Lamego deixou ainda uma saudação ao Reitor Joaquim Dionísio pela eleição para Bispo Auxiliar e agradeceu por “aceitar este serviço em nome da Igreja”.

D. Joaquim Dionísio, visivelmente emocionado, agradeceu aos peregrinos que acorrerem à Lapa, lembrando que “525 anos foram possíveis graças a todos os peregrinos que aqui passaram e divulgaram o culto em Nossa Senhora da Lapa”. Não esqueceu todas as pessoas e instituições que tornaram possível esta celebração, endereçando uma palavra especial à Junta de Freguesia de Quintela e ao Município de Sernancelhe, representado nesta cerimónia pelo Vice-Presidente Carlos Santos, elogiando a obra de requalificação da Casa das Novenas que “mudará a paisagem em redor do Santuário da Lapa”.


Texto e fotos: Paulo Pinto

ÁLBUM FOTOGRÁFICO |> Facebook da Voz de Lamego – AQUI.

Deixe um comentário